Até quantos filhotes uma cadela pode gerar em uma única gestação? - Central Pet
Clínica, Hotelzinho e PetShop: (31) 3332.5850 (31)9 8303-7285 | Escola (cursos): (31) 3024.5686 (31) 983040194

Até quantos filhotes uma cadela pode gerar em uma única gestação?

Categoria: Auxiliar de Veterinário Data: 15 de abril de 2021
Até quantos filhotes uma cadela pode gerar em uma única gestação?

A chegada de novos filhotinhos é, para os donos, um período de alegria e expectativa. Neste momento bate aquela dúvida: quantos filhotes a minha cachorrinha pode ter? Neste post, você poderá tirar as suas dúvidas sobre a gestação canina!

Com a cadelinha grávida, é bom ter um planejamento para cuidar dos novos filhotes. Saber a quantidade de novas carinhas que virão é o desejo de muitos donos de cães, no entanto, para a tristeza dos donos ansiosos, não é possível saber a quantidade exata de filhotes que a cadela pode ter na mesma gestação.

Dependendo do porte e da raça do animal, dá para fazer uma estimativa, mas nada muito preciso. Uma cachorrinha de pequeno porte, como uma chihuahua, pode ter em média de dois a três filhotes por vez. Já uma cadela maior, pode gerar até oito filhotes na mesma gestação. Então, não dá para ter certeza, é preciso esperar!

O número de filhotes é o mesmo em cada gestação?

Assim como em humanos, cada gestação canina é única, por isso a quantidade de filhotes pode variar de uma gestação para outra. Geralmente, na primeira ninhada vem sempre menos cachorrinhos. Isso se deve ao processo de desenvolvimento do organismo da cadela que ainda está ocorrendo.

De toda forma, você só conseguirá ter uma noção mais aproximada da quantidade de filhotinhos que a sua cadela terá após a realização de exames e da avaliação do veterinário. Vale ressaltar que o acompanhamento de um veterinário é essencial para identificar se a gestação é de risco e também para que esse período seja mais tranquilo para a sua cadela.

Quanto tempo pode demorar a gestação e o parto de uma cadela? O tempo da gestação canina pode variar de um animalzinho para o outro, mas, em média, tem a duração de 63 dias.

Da mesma forma, o tempo do parto também é variável e depende de alguns fatores como estado de saúde, idade e condicionamento físico do animalzinho.

O parto também é um momento de apreensão, mas nessa hora, é importante que você proporcione um ambiente seguro e confortável para a sua cachorrinha. Na maioria das vezes, a cadela pode demorar de 60 a 90 minutos para dar à luz a cada filhote. Por isso, quanto mais filhotes, mais demorado será todo o parto. Tenha calma!

Dessa forma, é preciso acompanhar o nascimento da ninhada com tranquilidade e, caso a cadela apresente alguma dificuldade, busque o auxílio de um veterinário. O profissional capacitado pode deixar esse momento mais seguro para a mamãe, além de orientar acerca dos cuidados necessários no pós-parto da cachorrinha.

Agora que você já sabe informações valiosas sobre a gestação canina, quando a sua cadelinha estiver esperando filhotinhos, basta colocar essas dicas em prática e esperar o nascimento dos pequeninos tranquilamente.

Tem alguma dúvida de como lidar com seus bichinhos? Entre em contato com a Central Pet!

Tags:
Compartilhe este post:
Iniciar Conversa
Precisa de ajuda?