Clínica, Hotelzinho e PetShop: (31) 3332.5850 (31) 9 8303-7285 | Escola (cursos): (31) 3024.5686 (31) 983040194

Saiba mais sobre as Aves e suas espécies

Os Papagaios e as Maritacas, assim como as kalopsitas, araras e periquito são aves que pertencem a mesma família; porém são de espécie diferentes.
Aves de espécie diferentes não se acasalam e conseqüentemente não geram filhotes.

Como são da mesma família e tem características muito semelhas o normal e as pessoas fazerem a distinção entre papagaios, maritacas e periquitos pelo tamanhos que é não esta totalmente errado mas o tamanho é só uma das característica a serem avaliadas.

Os Papagaios tem características bem peculiares;
São aves bem maiores do que as maritacas, medem entre 34 e 40 cm, tem o corpo robusto , compacto, e pesam entre 300 e 800 gramas
A calda e penas das asas são curtas e uniformes.
A cor predominante na maioria das espécies de papagaios é o verde, as outras cores são distribuídas pelo corpo de acordo com cada espécie.
O bico e redondo, curvado e normalmente escuro.
Os pés são fortes e com unhas muito afiadas.
Podem viver entre 50 e 80 anos.

As Maritacas são aves menores que os papagaios e maiores do que os periquitos, variam entre 24 e 30 cm e pesam em média entre 80 e 200 gramas.
A cor predominante é o verde. Vivem e média 20 a 30 anos em cativeiro, já na natureza vem menos por estarem mais expostos ao intempéries. Andam em bandos muito grandes e fazer muito barulho principalmente quando estão voando.

A fala não é exclusividade dos papagaios, os pássaros não tem corda vocais mas têm uma membrana chamada seringe que permite a reprodução de vários sons.
Os em especial papagaios são aves bastante sociáveis , comunicativas, inteligentes e tem uma grade capacidade de imitar sons.
Eles são excelentes imitadores, mas não sabem o significado do que dizem.

As gerações mais velhas foram acostumadas em retirar da natureza os animais e aves e fazer deles animais de estimação. Com a urbanização e extinção de algumas espécies este costume teve que ser revisto e foram criadas várias leis para proteger a fauna e flora Brasileira e hoje é crime criar aves retiradas da natureza sem critério e prévia autorização dos órgãos governamentais .
São poucos os criatórios que conseguem cumprir as exigências necessárias para comercializar estas aves legalmente.
Papagaios, maritacas, periquitos assim como Kalopsitas e outras aves podem ser domesticadas, porém precisam de autorização prévia.
Aves ilegais não podem ser legalizadas, pois não pode ser legalizar o ilegal.
Os cuidados necessários para se criar qualquer ave em casa são basicamente os mesmos.

  1. Ter boa procedência.
  2. Certificar que a ave é legalizada ou se é liberada para criação em cativeiro.
  3. Ao adquirir uma ave é necessário que o novo proprietário leve sua ave até ao veterinário antes mesmo levar para casa, tendo em vista a quantidade de zoonozes ( doenças transmitidas das aves para os seres humanos) que elas podem levar para os lares e também adquirir informações sobre os cuidados com a criação e alimentação.
  4. O sexo da ave nem sempre dá para ser determinado pelas características externas e comportamentais é necessário fazer a sexagem para definir o sexo. É muito comum dar o nome para o papagaio de Loro e após anos ele botar um ovo e ter que mudar o nome para Lora. Isto pode gerar um constrangimento para toda a família principalmente para as crianças
  5. Os laboratórios veterinários estão extremamente bem equipados para ajudar o veterinário a confirmar os diagnósticos das principais doenças das aves ( , fungos, vermes gastrointestinais, viroses, doenças bacterianas, eimeriose e outras), e também fazer exames que prevenir as doenças o que pode melhorar a qualidade de vida e aumentar a longevidade das aves.

Artigos Relacionados

Deseja ter peixes de estimação? Saiba como proporcionar qualidade de vida para eles no aquário!

Para quem não tem tempo, espaço ou apenas gosta de peixes, esses animaizinhos podem trazer vida e amor para a sua casa e encantar toda a sua família! Porém, mesmo sendo menores e mais simples de serem cuidados do que um cachorro ou gato, isso não significa que eles podem ser criados de qualquer jeito. […]

Saiba tudo sobre a castração de coelhos!

A castração é um procedimento feito em diversas espécies de animais, podendo oferecer diversos benefícios para os animais, por isso, muitos donos de bichinhos investem nesse procedimento já nos primeiros meses de vida do animal. Neste texto, você entenderá por que a castração de coelhos é um procedimento necessário, bem como seus benefícios, além de […]

Até quantos filhotes uma cadela pode gerar em uma única gestação?

A chegada de novos filhotinhos é, para os donos, um período de alegria e expectativa. Neste momento bate aquela dúvida: quantos filhotes a minha cachorrinha pode ter? Neste post, você poderá tirar as suas dúvidas sobre a gestação canina! Com a cadelinha grávida, é bom ter um planejamento para cuidar dos novos filhotes. Saber a […]

CLÍNICA E PET SHOP

clinica@centralpet.vet.br
(31) 3332.5850
(31) 98303.7285

ESCOLA PET

escola@centralpet.vet.br
(31) 3024.5686
(31) 98304.0194
Rua Pedra Bonita, 899 - Barroca | CEP: 30.431-065 - Belo Horizonte/MG