Clínica, Hotelzinho e PetShop: (31) 3332.5850 (31) 9 8303-7285 | Escola (cursos): (31) 3024.5686 (31) 983040194

Deseja ter peixes de estimação? Saiba como proporcionar qualidade de vida para eles no aquário!

Para quem não tem tempo, espaço ou apenas gosta de peixes, esses animaizinhos podem trazer vida e amor para a sua casa e encantar toda a sua família! Porém, mesmo sendo menores e mais simples de serem cuidados do que um cachorro ou gato, isso não significa que eles podem ser criados de qualquer jeito.
Neste texto, você conhecerá algumas maneiras de proporcionar uma melhor qualidade de vida para seus peixinhos dentro do aquário, para que eles vivam sempre saudáveis e felizes, ficando bem longe das doenças.

Invista na qualidade da água
O primeiro passo é investir na qualidade da água do aquário. Ela é o principal componente do seu aquário, depois dos peixes, que precisam dela para sobreviver. Ela precisa ser limpa regularmente, bem como trocada.
Se você quiser utilizar a água da torneira dentro do aquário, é importante que ela fique pelo menos dois dias descansando antes de ir para o recipiente no qual os seus peixes ficarão. Esse cuidado é necessário para que o cloro presente nela evapore e os metais pesados fiquem no fundo.

Ofereça alimentação de qualidade
A alimentação também precisa ser adequada para os seus pequenos amiguinhos. É preciso levar em conta as espécies presentes no seu aquário, seu comportamento, hábitos alimentares e até mesmo as dimensões do aquário para fazer a melhor escolha.
Na hora de colocar a ração, é importante adicionar a qualidade necessária para que eles a consumam em, no máximo, 5 minutos. O estômago dos peixes é pequeno, então não exagere! Esse cuidado é necessário porque alimentá-los demais pode fazer mal à sua saúde.

Controle a exposição à luz
Se você já viu um aquário de perto, deve ter percebido que ele apresenta iluminação. Ela é importante para que as plantas dentro dele possam fazer fotossíntese. Porém, não é preciso que ela fique o tempo todo ligada.
Aquários de água doce precisam de luz de 8 a 10 horas por dia, enquanto que os de água salgada necessitam de 10 a 12 horas de iluminação. Mais que isso poderá ocasionar no crescimento de algas, que irritarão os seus pets.

Não exagere na quantidade peixes
Conforme você vai montando o seu aquário, pode bater aquela vontade de adicionar várias espécies para deixar o ambiente colorido e vivo, mas é importante ter em mente que os animais precisam ter uma boa convivência, para que eles não briguem com frequência ou se estressem, afetando a sua qualidade de vida.
Além disso, os animais precisam de espaço: se você tem um aquário de 200 litros, por exemplo, não adicione mais do que 20 peixes. Esse limite pode se tornar menor a depender dos tipos de peixes que forem adicionados nele.

Assim, seguindo as nossas dicas de como proporcionar uma melhor qualidade de vida para os peixes do seu aquário, você poderá ver eles se desenvolvendo de maneira mais saudável e feliz, além deles terem um ambiente sempre limpo e aconchegante para viver.
Você tem alguma outra dica de como melhorar a qualidade de vida dos peixes no aquário? Nos conte nos comentários!

Artigos Relacionados

O tártaro em cães: uma ameaça silenciosa para a saúde bucal do seu fiel companheiro

Quando se trata da saúde dos nossos animais de estimação, é fácil esquecer que a higiene bucal também é uma parte crucial dos cuidados. Infelizmente, muitos tutores não percebem que o tártaro pode se tornar um problema comum nos dentes dos seus queridos cachorros. Mas afinal, o que é o tártaro? O tártaro é um […]

Microchip em cães e gatos na Itália: o que você precisa saber

A Itália é um dos destinos turísticos mais populares da Europa, atraindo visitantes de todo o mundo com sua rica história, cultura e gastronomia. Se você está planejando uma viagem para a Itália com seu animal de estimação, é importante estar ciente das leis locais em relação à identificação e registro de animais. Assim como […]

Microchip em cães e gatos: por que é obrigatório na Espanha?

A Espanha é um país conhecido por sua rica história, cultura e culinária. Além disso, é também um destino popular para viajantes com animais de estimação. No entanto, se você estiver planejando uma viagem com seu cão ou gato para a Espanha, é importante estar ciente das leis locais relacionadas à identificação e registro de […]

CLÍNICA E PET SHOP

clinica@centralpet.vet.br
(31) 3332.5850
(31) 98303.7285

ESCOLA PET

escola@centralpet.vet.br
(31) 3024.5686
(31) 98304.0194
Rua Pedra Bonita, 899 - Barroca | CEP: 30.431-065 - Belo Horizonte/MG