Alimentação do gato: alimentos que seu felino deve comer - Central Pet
Clínica, Hotelzinho e PetShop: (31) 3332.5850 (31)9 8303-7285 | Escola (cursos): (31) 3024.5686 (31) 983040194

Alimentação do gato: alimentos que seu felino deve comer

Categoria: Dicas Data: 30 de dezembro de 2019
Alimentação do gato: alimentos que seu felino deve comer

A alimentação do gato é uma das preocupações frequentes de donos de felinos. E é mesmo preciso estar atento principalmente em relação as comidas humanas que oferecem aos seus animais. Alguns alimentos são prejudiciais a saúde dos felinos e podem desequilibrar a dieta deles. Os gatos devem comer somente alimentos balanceados, principalmente gatos castrados que engordam muito se ingerirem alimentos inapropriados.

 

Alimentação do gato

Os gatos são carnívoros e só devem comem proteínas de origem animal (carne), um dos motivos pelo qual não se pode incluir ração canina na alimentação do gato, ela tem muita proteína de origem vegetal (onívoros).

 

Outro ponto importante na dieta balanceada para os gatos é que eles precisam ingerir dois aminoácidos essenciais porque não conseguem  produzi-los a partir da metabolização protéica: a Arginina e a Taurina. 

 

A arginina é usada na síntese protéica, e também no ciclo da ureia, a falta dela pode resultar em sintomas como, por exemplo,  vômito, espasmos musculares e até coma. Já a taurina é essencial para o funcionamento do músculo cardíaco e da retina, por exemplo. Na alimentação do gato ainda são necessários outros nutrientes como o ácido araquidônico, vitamina A e o consumo regular de água. 

 

Ração

As rações destinadas para alimentação do gato são divididos em três tipos principais: secas, semi-secas e enlatadas. Os alimentos industrializados contam com indicações específicas de idade e raças.

 

Por muitos a ração seca foi a mais indicada em decorrência da sua praticidade. Porém a ração úmida é uma ótima opção em função da ingestão de água que é um dos problemas de gatos com alta incidência de distúrbios genitourinários.

 

Comidas caseiras

A alimentação do gato de forma caseira deve-se tomar alguns cuidados especiais. Além de consultar a indicação de um veterinário, é importante lembrar que a comida crua pode não ser o mais indicado, já que algumas doenças podem ser transmitidas pela ingestão de comidas neste estado. Outro problema da comida caseira é o tártaro que pode levar há uma maior predisposição de problemas renais, hepáticos e cardíacos, diminuído a longevidade do felino.

 

Ração X comida caseira na alimentação do gato

Essa é uma discussão constante entre donos e veterinários. Comida industrializada ou caseira na alimentação do gato? Alguns são a favor apenas de rações para alimentar os gatos, outros preferem a alimentação mais natural com comidas caseiras. 

 

A verdade é que em ambos os casos, podemos encontrar pontos positivos e negativos, por isso a definição do que será melhor para a realidade do seu gato, deve ser orientado por um médico veterinário especialista em felinos. Talvez possa se chegar ao meio termo ou não, dependendo da individualidade do bicho e também da rotina do seu dono. 

 

Na CENTRAL PET você encontra atendimento clínico especializado para felinos. Entre em contato

 

Se gostou, siga nosso Facebook e Instagram e fique por dentro de dicas e novidades no mundo pet.

Compartilhe este post:
Iniciar Conversa
Precisa de ajuda?