Clínica, Hotelzinho e PetShop: (31) 3332.5850 (31) 9 8303-7285 | Escola (cursos): (31) 3024.5686 (31) 983040194

Como cuidar de uma cobra?

Se você é fascinado por animais exóticos, saiba que cuidar de uma cobra em casa não é tão difícil quanto muita gente imagina. Mas animais silvestres como esse, requerem um ambiente bem controlado e manejo correto. Assim, eles se tornam amigos inseparáveis dos tutores e podem viver por até 30 anos!

Isso mesmo: são três décadas, por isso, só escolha ter uma serpente caso você esteja disposto a passar todos esses anos ao lado dela. É preciso ter em mente que as cobras são animais discretos, não emitem sons, odores e tem um jeito bastante peculiar de demonstrar carinho.

Elas são indicadas para pessoas que não buscam por uma fidelidade intensa e dedicação diária, por exemplo, como a de um cachorro. Mas podem se tornar companheiras inseparáveis dos tutores e sabem muito bem reconhecê-los.

As cobras mais indicadas são aquelas não venenosas, como a jiboia e a cobra do milho (corn snake), porém elas possuem presas bem afiadas e, se estressadas, podem machucar até mesmo o tutor, por isso, o manejo correto é muito importante.

Confira as nossas dicas para o melhor cuidado com o seu réptil.

5 dicas para cuidar de cobras

Cobras somente com registro do Ibama!

No Brasil, os répteis passaram a ser legalizados como animais domésticos em 1997. Para as cobras, as regras são claras:

  • Adquira apenas de um criador legalizado e autorizado pelo Ibama;
  • Somente as cobras não peçonhentas podem ser levadas para casa;
  • Todo animal virá com o um microchip com dados do cativeiro e do tutor.

Apenas animais nascidos e criados em cativeiros é que podem ser cuidados como domésticos. Aqueles que forem retirados diretamente da natureza ou vendidos e comprados ilegalmente são proibidos e as penalidades são bem duras para quem pratica esse tipo de crime.

Terrário - Habitat da cobra

O terrário é o ambiente onde a cobra vai passar praticamente toda a sua vida. Ele deve ser amplo, arejado e com objetos que simulam o habitat natural da serpente.

Ao planejar o terrário, considere que ao longo dos anos a cobra vai crescer. Uma jiboia, por exemplo, pode atingir quatro metros e pesar até 30 quilos. Esse ambiente precisa ser: espaçoso; com boas travas - já que as serpentes adoram fugir; ter controle de temperatura - com termômetro; estar em um local adequado que facilite a limpeza e a reposição de água e comida.

O terrário pode ser montado com grama sintética, para evitar que a cobra coma o material orgânico. Pedras, galhos e até mesmo uma caixa de papelão podem compor o ambiente, lembrando sempre que elas gostam de se esconder, por isso, planeje essa casa com uma “caverna” adequada.

Algumas espécies necessitam até de uma iluminação especial. O veterinário é o profissional adequado para ajudar o tutor a montar esse terrário e indicar quais são os objetos necessários nele.

Alimentação

As serpentes não se alimentam todos os dias. Dependendo do período de vida e até mesmo por causa da temperatura do ambiente, elas podem passar semanas sem comer. Geralmente, esse ciclo de alimentação é semanal ou quinzenal.

As cobras mais jovens se alimentam com mais frequência. Essa refeição inclui pequenos animais, como roedores, aves e coelhos. O veterinário do seu pet pode indicar ainda um suplemento alimentar e explicar de que maneira essa alimentação pode ser adquirida pelo tutor.

Sempre busque por apoio especializado para alimentar a serpente e recuse receitas caseiras ou soluções de desconhecidos. Lembre-se: cada animal é único e apenas o profissional especializado é que poderá avaliar o seu pet e dizer quais são as necessidades dele.

Saúde

Para manter as cobras saudáveis, é preciso observar principalmente o ambiente e a alimentação. As serpentes possuem sangue frio, por isso, podem ficar doentes em locais com temperaturas abaixo dos 24ºC. Nesse caso, é preciso que o terrário tenha um aquecedor próprio.

As cobras podem trocar de pele até cinco vezes ao ano. São animais que dificilmente ficam doentes, e dispensam cuidados extras com a saúde.

Os problemas mais comuns são estomatite, relacionados por uma má alimentação, e machucados provocados por manuseio incorreto.

Veterinário

Animais exóticos, como as cobras, precisam de atenção especial de um médico-veterinário, isso porque as doenças são silenciosas e ao aparecerem sintomas, o estágio do problema pode estar avançado.

No caso das cobras, a recomendação é que elas sejam levadas ao profissional uma a duas vezes ao ano. Ele vai avaliar as condições físicas e aumentar ou diminuir a quantidade de suplementos e vitaminas. Ele poderá até mesmo indicar uma nova dieta para o seu pet.

Se gostou do artigo, siga nosso Facebook e Instagram e fique por dentro de dicas e novidades no mundo pet.

Artigos Relacionados

Qual a melhor maneira de entrar no Mercado Pet?

O mercado pet é um dos mais lucrativos do país, mesmo em tempos de crise econômica, o setor foi o que apresentou grande índice de crescimento e movimentou milhares de reais.  Com tutores cada vez mais exigentes com o cuidado e carinho com seus pets, a tendência de avanço desse mercado tem feito muita gente […]

Deseja ter peixes de estimação? Saiba como proporcionar qualidade de vida para eles no aquário!

Para quem não tem tempo, espaço ou apenas gosta de peixes, esses animaizinhos podem trazer vida e amor para a sua casa e encantar toda a sua família! Porém, mesmo sendo menores e mais simples de serem cuidados do que um cachorro ou gato, isso não significa que eles podem ser criados de qualquer jeito. […]

Reprodução Canina

É por meio da reprodução que várias espécies de animais, incluindo os seres humanos, podem se perpetuar pelo ambiente. Com os cachorros não seria diferente, em que uma gestação pode dar origem a vários outros cachorrinhos. Neste texto, explicaremos como é a anatomia dos cachorros relacionada a sua reprodução, além de conhecer um pouco mais […]

CLÍNICA E PET SHOP

clinica@centralpet.vet.br
(31) 3332.5850
(31) 98303.7285

ESCOLA PET

escola@centralpet.vet.br
(31) 3024.5686
(31) 98304.0194
Rua Pedra Bonita, 899 - Barroca | CEP: 30.431-065 - Belo Horizonte/MG