Se gostou do artigo, siga nosso Facebook e Instagram e fique por dentro de dicas e novidades no mundo pet.
Apesar do nome, esse roedor que encanta crianças e adultos não faz parte da família dos suínos e nem tem origem na Índia. Na verdade, ele vem da América do Sul. Legal, não é mesmo?!
Assim como qualquer pet, o porquinho da Índia necessita de cuidados específicos para que ele possa crescer saudável e feliz.
A começar pela alimentação que é bem específica com oferta de alimentos variados - eles comem vegetais e frutas, além de ração exclusiva - e bastante água que precisa estar sempre limpa e fresca.
Os dentes do porquinho da Índia - os incisivos - não param de crescer durante toda a vida, por esse motivo, eles precisam de objetos próprios para roer e desgastá-los, suas unhas também crescem bastante e devem ser cortadas com frequência.
Quanto à higiene, os cuidados vão de acordo com o tipo de pelagem de cada animal. Aqueles que tiverem pelos mais longos necessitam mais de escovação e até de tosa higiênica, tipo aquela feita em cães, para evitar acúmulo de fezes e urina.
Outra dica importante, é ficar atento ao temperamento dessas fofuras. Eles são roedores bem espertos e, por meio de sons, demonstram suas emoções, sejam elas boas ou más. Aproxime-se deles com cuidado para não assustá-los e evite movimentos bruscos. Eles são bem sensíveis.
Essa dica também é válida quando for fazer a limpeza da gaiola, faça um carinho primeiro e deixe ele se acostumar à sua presença para então fazer a higienização. E para finalizar, atenção ao local onde irá deixar seu porquinho da Índia.
E por falar na gaiola, opte por um modelo espaçoso, com brinquedos para ele gastar energia e se divertir bastante. Feno no fundo é importante para tornar o ambiente mais aconchegante e confortável para o seu bichinho.