Características e cuidados com Porquinho da Índia
Clínica, Hotelzinho e PetShop: (31) 3332.5850 (31)9 8303-7285 | Escola (cursos): (31) 3024.5686 (31) 983040194

Características e cuidados com Porquinho da Índia

Categoria: Sem categoria Data: 18 de março de 2020
Características e cuidados com Porquinho da Índia

Quem também ama esses bichinhos fofos e dóceis certamente vai se interessar em aprender mais sobre cuidados com porquinho da índia. Na verdade, o nome é sugestivo, porque eles não são porcos e nem vieram da índia. São pets da família dos roedores. daqui mesmo, da América do Sul. 

Principais características do porquinho da índia

Primeiro de tudo, para que consiga executar bem todos os cuidados com porquinho da índia, é preciso conhecer suas principais características. Eles são:

 

  • Dóceis, carinhosos e adoram fazer festa quando seus donas chegam; 
  • Podem atingir até 30 cm de comprimento; 
  • Para alegria dos donos e com os cuidados adequados, eles podem viver até 8 anos;
  • Não gostam de viver sozinhos ( na natureza, vivem em grupos);
  • São naturalmente herbívoros (comem alimentos de origem vegetal); 
  • Se alimentam o dia todo para evitar o crescimento dos dentes (eles crescem sem parar ao longo da vida toda);
  • Podem ter pêlos curtos, médios, longos e crespos;
  • Eles não tem hábitos noturno (preferem tirar vários cochilos ao longo do dia).

 

Conheça os principais cuidados com porquinho da índia

Por serem pequenos e de fácil convívio, esse pet é uma ótima opção para quem não dispõe de muito espaço em casa, e também para aqueles que ficam muito tempo fora. Porém como já mencionado acima, eles não gostam de viver sozinhos, então é precisados alguns cuidados com porquinho da índia para que ele vive bem, feliz, e por muitos anos.

 

Gaiola para porquinho da índia

Apesar de serem pequenos, um dos cuidados com porquinho da índia, é mantê-los com bom espaço, afinal eles sobrevivem na natural quando não são domésticos.  Então quanto maior a gaiola melhor, e se possível, eles ficam ainda melhor em cercadinhos. Sim, eles, se possível tenha mais de um. É importante também que o chão da gaiola ou cercadinho não seja de grade, e que seja sempre ser forrado com substrato.

 

O porquinho da índia é muito limpo, por isso tenha bem separado acessórios com comida, água e o local das necessidades. Para a distração e lazer, é recomendado  adquirir em lojas próprias, acessórios e brinquedos para ele. Tocas, túneis e outros, fazem o pet se sentir mais em contato com a natureza.

 

Alimentação do porquinho da índia

Um dos cuidados importantes com porquinho da índia e também qualquer outra espécie de pet, é a alimentação. No mercado existem boas rações para os porquinhos, mas outros alimentos como, por exemplo, feno de capim, é uma boa opção para aumentar o consumo de fibras.

 

Alguns donos também gostam de alimentar seus porquinhos com frutas e verduras, que também pode ser uma boa opção. Mas neste caso, recomendamos antes uma consulta no veterinário para saber se está tudo certo com o pet e se ele vai receber bem esses alimentos.

 

Higiene do porquinho da índia

Como já mencionado acima, eles são animais muito higiênicos, por isso, esse é um dos cuidados com porquinho da índia que não pode ser deixado de lado. É preciso limpar com certa frequência o substrato do chão da gaiola  e ou cercadinho, para recolher sujeiras e dejetos presentes. É recomendado também, trocá lo sempre que ele estiver muito úmido, ou com mal cheiro.

 

Mesmo que eles se limpam com a própria língua, é bom que o dono o escove com certa frequência para remover pelos e sujeiras. Os porquinhos de pelo longo, precisam ainda mais dessa escovação. Também para os de pelo longo, é recomendado dar banhos, e até mesmo tosa em períodos de calor.

 

Para o banho e tosa, indicamos que seja feito por uma profissional experiente para não deixar o animal ainda mais assustado. 

 

Nos chame no WhatsApp e marque uma consulta com nosso veterinário de roedores, e ou um banho e tosa para o seu pet . Ficaremos felizes em atender com todo carinho e amor seu porquinho da índia

 

Se gostou do artigo, siga nosso Facebook e Instagram e fique por dentro de dicas e novidades no mundo pet.

 

Compartilhe este post:
Iniciar Conversa
Precisa de ajuda?