Clínica, Hotelzinho e PetShop: (31) 3332.5850 (31) 9 8303-7285 | Escola (cursos): (31) 3024.5686 (31) 983040194

Pets roedores

Vamos iniciar uma pequena série de matérias sobre PETS ROEDORES. Esperamos que gostem, entendam e curtam!

Os roedores são uma ótima opção para os amantes de animais que não contam com grandes espaços para criar e curtir seus pets. Eles interagem e, por isso, para muitos, podem ser mais atraentes que peixes ou pássaros.

Esses animais não demandam cuidados especiais, têm hábito de passar muito tempo sozinhos e o custo de sua manutenção não é alto, o que viabiliza muito sua companhia! São animais amorosos (coisa que muitos desconhecem) e criam vínculos com seus tutores.

O primeiro que apresentamos é a CHINCHILA.

Originária da região dos Andes da América do Sul, possui pelagem extra macia e são muito ativas. Pela beleza, suavidade e abundância dos pelos, foram muito perseguidas e caçadas. Essa perseguição acabou por extinguir uma das espécies de Chinchila.

Graças à luta de protetores do bem-estar animal, o bichinho é hoje um querido pet. De hábitos noturnos, gosta de viver em grupo e sua expectativa pode chegar a vinte anos. Mede entre 22 e 28 cm e pode pesar entre 300 e 800 gramas. Deve ter uma alimentação balanceada e adequada, pois seu sistema digestivo é sensível. O ideal é a ração especialmente produzida para a espécie.

As doenças mais comuns são pneumonia, diarreia e conjuntivite, além de doenças de pele, mas de modo geral são bem resistentes. Adoram escaladas e devem ser estimuladas a se exercitar. O ambiente em que vivem deve ser bem limpo (limpeza diária), as gaiolas altas, munidas de prateleiras semelhantes a escadas. A forração deve ser feita com feno.

Seu pelo, bastante denso, ajuda na prevenção de pulgas e carrapatos. São bichinhos bastante asseados. Seu banho não pode ser na água e sim em um tipo especial de areia, muito fina (carbonato de sódio). O tutor deve dar o banho nessa areia para remoção de sujeiras e gordura e para dar a sensação de frescor ao animalzinho.

Esse bichinho alegre, brincalhão, pode ser um ótimo pet.

Quer saber mais? Conversar com especialistas? Contate-nos!

 

Artigos Relacionados

Aprenda a cuidar da sua calopsita

A calopsita é uma das aves favoritas das residências mundo afora para quem deseja ter uma ave. Originária da Austrália, ela é integrante do gênero dos psitacídeos, sendo parente dos papagaios, araras e cacatuas, e pode viver até 25 anos. Considerada muito ativa e superinteligente, a calopsita é uma ave que preza pela liberdade e […]

Especial Raças: Gato de Bengala

O gato de Bengala ou Bengal, parece uma oncinha em miniatura! É belíssimo, amoroso, ótima companhia e muito independente. Por tudo isso, vem se tornando um queridinho dos amantes de gatos. A raça se origina dos Estados Unidos e é resultado do cruzamento entre gatos já domesticados e o gato leopardo asiático (que vive em […]

Especial Raças - Chow-Chow (pronúncia: Xáu-Xáu)

Esse cão, extremamente elegante e com carinha de lorde inglês bem reservado, tem sua origem na China há mais de 2.000 anos! A raça era usada, principalmente para puxar trenós, mas já foi animal de rinhas. São bastante tranquilos e silenciosos, mas possuem um temperamento forte e prezam seus territórios. Parecido com um leão, tem […]

CLÍNICA E PET SHOP

clinica@centralpet.vet.br
(31) 3332.5850
(31) 98303.7285

ESCOLA PET

escola@centralpet.vet.br
(31) 3024.5686
(31) 98304.0194
Rua Pedra Bonita, 899 - Barroca | CEP: 30.431-065 - Belo Horizonte/MG