O gato de Bengala ou Bengal, parece uma oncinha em miniatura!
É belíssimo, amoroso, ótima companhia e muito independente. Por tudo isso, vem se tornando um queridinho dos amantes de gatos.
A raça se origina dos Estados Unidos e é resultado do cruzamento entre gatos já domesticados e o gato leopardo asiático (que vive em regiões próximas ao Golfo de Bengala).
O gato de Bengala é de porte de médio a grande, é um gato forte e musculoso, sua cabeça é pequena em relação ao corpo, o focinho largo, cauda longa, olhos muito vivos e grandes.
Apesar da aparência “selvagem”, tem temperamento dócil e de fácil convivência.
Sua pelagem macia apresenta manchas arredondadas semelhantes às de uma onça.
É amigo, leal e amoroso e, diferentemente de várias raças de gatos, aprecia muito os banhos.
É naturalmente curioso e brincalhão. Gosta de interagir e é muito inteligente.
Alguns tutores dizem que, em algumas situações, ele chega a ter comportamentos semelhantes aos dos cães, pois não é incomum que peça atenção ou que os siga, aprenda truques, aceite coleiras e traga objetos jogados de volta.
Gosta muito de caminhar, correr ao ar livre, fazer escaladas e como já dissemos, brincar com água. É um verdadeiro atleta.
Adora ficar em locais altos e dali observar os “arredores”.
É bom que seu ambiente seja repleto de brinquedos e estímulos.
Sua saúde é muito boa, requerendo cuidados básicos de alimentação e saúde (vermífugos, vacinas).
A pelagem pode ser escovada quinzenalmente para evitar as “bolas de pelos” formadas por fios mortos.
As doenças mais comuns que afetam a raça são: luxação da patela (hereditária ou devido a traumas) e a hipoplasia cerebral (que pode afetar caminhada e equilíbrio).
Deve-se limpar seus ouvidos regularmente, pois produzem maior quantidade de cera que outras raças.
A castração é recomendada para amenizar, nos machos, o comportamento excessivamente dominante.
A alimentação deve ser devidamente orientada pelo médico veterinário, para que a manutenção da saúde seja adequada e a pelagem viçosa.
A vacinação padrão inclui raiva, rino-traquea, leucemia, panleucopia (doença infecciosa) e os protege eficazmente.
Certamente, ao conhecê-lo de perto, você se renderá aos encantos do Gato de Bengala.
Quer saber mais? Conversar com quem entende? Tirar dúvidas?
Contate-nos. 🙂
A calopsita é uma das aves favoritas das residências mundo afora para quem deseja ter uma ave. Originária da Austrália, ela é integrante do gênero dos psitacídeos, sendo parente dos papagaios, araras e cacatuas, e pode viver até 25 anos. Considerada muito ativa e superinteligente, a calopsita é uma ave que preza pela liberdade e […]
Vamos iniciar uma pequena série de matérias sobre PETS ROEDORES. Esperamos que gostem, entendam e curtam! Os roedores são uma ótima opção para os amantes de animais que não contam com grandes espaços para criar e curtir seus pets. Eles interagem e, por isso, para muitos, podem ser mais atraentes que peixes ou pássaros. Esses animais […]
Esse cão, extremamente elegante e com carinha de lorde inglês bem reservado, tem sua origem na China há mais de 2.000 anos! A raça era usada, principalmente para puxar trenós, mas já foi animal de rinhas. São bastante tranquilos e silenciosos, mas possuem um temperamento forte e prezam seus territórios. Parecido com um leão, tem […]