Clínica, Hotelzinho e PetShop: (31) 3332.5850 (31) 9 8303-7285 | Escola (cursos): (31) 3024.5686 (31) 983040194

Quais são as doenças mais frequentes em aves?

Todo animal silvestre deve ser levado ao veterinário para receber um check up completo, ser vermifugado e vacinado. Já as aves, por serem pets sensíveis, precisam de cuidados extras para não ficarem doentes.

A qualquer sinal de que o seu companheiro de estimação não está bem, a recomendação é levá-lo ao especialista imediatamente para que ele tenha diagnóstico e tratamento adequados. Confira os principais problemas que acometem as aves e as causas mais comuns:

Doenças por falta de nutrientes

Um dos erros mais comuns dos tutores é acreditar que qualquer ração ou mix de sementes servem como refeição para as aves. Geralmente, esses alimentos sugeridos como petiscos são ricos em gordura, e possuem baixo valor nutricional.

Com essa alimentação inadequada, os pássaros desenvolvem problemas no fígado e em outros órgãos. Os sintomas mais comuns são:

  • Animal quieto e desanimado
  • Penas feias e arrepiadas
  • Peito seco
  • Obesidade
  • Fezes dura e seca

Apenas o veterinário é capaz de analisar a sua ave e indicar a melhor ração como alimentação diária.

Problemas respiratórios

Doenças como asma e bronquite também são comuns em aves. Há também coriza infecciosa e aerossaculite, quando ocorre a inflamação dos sacos aéreos. Nesses casos, os pássaros apresentam:

  • Dificuldade para respirar
  • Obstrução nasal
  • Edema nos olhos
  • Conjuntivite

Como possíveis causas, estão locais com ventilação e iluminação inadequadas, ração úmida, velha ou de baixa qualidade, gaiolas sem higiene e contaminação dos alimentos e da água.

Doenças virais e infecciosas

Assim como os humanos, os pets também correm riscos com vírus, fungos e bactérias. Eles podem estar presentes no ar ou em um alimento fresco oferecido ao animal. Por isso, a vermifugação e a vacinação são tão importantes. Fique atento se o seu companheiro de pena apresentar os seguintes sinais:

  • Secreções oculares e nasais
  • Tremores
  • Diarréia
  • Rouquidão
  • Perda da fome
  • Desânimo

Além disso, para prevenir doenças decorrentes de vírus e bactérias, é importante manter o animal longe de outros não vacinados, garantir um ambiente limpo e com ventilação correta (nem muito forte, nem muito fraca) e uma alimentação balanceada, de acordo com a recomendação do veterinário.

Intoxicação

As aves possuem bico forte e gostam de explorar ambientes, seja dentro da própria gaiola ou andando pela casa, como fazem as calopsitas. Então, muito cuidado com a possibilidade de esses animais ingerirem objetos.

Gaiolas, comedouros, bebedouros e brinquedos feitos com materiais de baixa qualidade são um risco para os pássaros. Eles podem se contaminar com metais pesados e outros produtos tóxicos presentes nesses objetos.

Também é importante observar o ambiente em que a ave é colocada. Na cozinha, por exemplo, ela pode receber gases capazes de matá-la, ficar engordurada e até mesmo ser sufocada pelo calor de um fogão.

Os principais sintomas de uma intoxicação são:

  • Vômitos
  • Convulsões
  • Desmaios

Por instinto de sobrevivência, as aves evitam demonstrar fragilidade, para não se tornarem presas fáceis. Por isso, quando os sintomas aparecem mais claramente, isso pode significar que a doença já está em estágio avançado.

Então, atenção: a qualquer sinal de que o seu pássaro não está bem, não espere. Procure por um veterinário e busque ajuda. Fale com a Central Pet e agende uma consulta para receber as orientações mais adequadas para o seu pet.

Se gostou do artigo, siga nosso Facebook e Instagram e fique por dentro de dicas e novidades no mundo pet.

Artigos Relacionados

Como cuidar de aves: 7 dicas

As aves estão se tornando as queridinhas dos lares por todo o Brasil. Calopsitas, canários e periquitos estão entre os mais buscados por quem deseja ter um pet em casa. Os animais com penas estão em segundo lugar na preferência dos tutores brasileiros (40 milhões), ficando atrás apenas dos cães (55 milhões). É isso mesmo: […]

Posso dar banho na minha ave?

Os pássaros adoram um bom banho refrescante! Especialmente no verão, esse momento é muito importante para eles. É prazeroso e os deixa bastante felizes. Seja para aliviar o calor ou ficarem limpinhas, as aves sabem - e preferem - tomar banho sozinhas, já que esse é um dos instintos do animal. É importante destacar também […]

Como achar o melhor veterinário de aves domésticas

Quem conhece a Central Pet sabe que, aqui, cuidamos de cães, gatos e aves também. Afinal, há algum tempo que as pessoas têm dado preferência a esses bichinhos como o pet do coração por isso temos veterinário de aves domésticas  Justamente por ser mais comum ter outros animais, muitos tutores de aves têm dificuldade em […]

CLÍNICA E PET SHOP

clinica@centralpet.vet.br
(31) 3332.5850
(31) 98303.7285

ESCOLA PET

escola@centralpet.vet.br
(31) 3024.5686
(31) 98304.0194
Rua Pedra Bonita, 899 - Barroca | CEP: 30.431-065 - Belo Horizonte/MG