Clínica, Hotelzinho e PetShop: (31) 3332.5850 (31) 9 8303-7285 | Escola (cursos): (31) 3024.5686 (31) 983040194

Posso dar banho na minha ave?

Os pássaros adoram um bom banho refrescante! Especialmente no verão, esse momento é muito importante para eles. É prazeroso e os deixa bastante felizes.

Seja para aliviar o calor ou ficarem limpinhas, as aves sabem - e preferem - tomar banho sozinhas, já que esse é um dos instintos do animal. É importante destacar também que cada pássaro sabe o momento certo de se lavar, então, nada de colocá-lo diretamente na banheira.

Basta deixar o recipiente dentro da gaiola, ou em outro ambiente comum para a ave, e esperar que o pet decida a hora certa. Se for o primeiro banho, pode demorar até dias para que o bichinho ganhe confiança para entrar no pote e se refrescar.

Durante o verão, o banho pode ser diário. Já no inverno, de uma a duas vezes por semana. Evite banhos caso a temperatura ambiente esteja abaixo dos 20 graus.

Aprenda como preparar o ambiente para o banho perfeito do seu pet:

Escolha a banheira ideal

O pote que vai ser utilizado para o banho não pode ser qualquer um. Dependendo do material do qual ele é feito, a ave pode se intoxicar e ficar doente.

Então, dê preferência para uma banheira própria, fornecida pelas lojas pet shop. Ela deve ter o tamanho ideal para caber o pássaro, com espaço para que ele abra as asas e se movimente com tranquilidade.

Outra dica importante é deixar a banheira sempre limpa. Longe do comedouro, para evitar que molhe a ração, e também distante do poleiro.

Água na quantidade certa

A quantidade de água na banheira deve estar em torno de 1 a 2 dedos de altura, no máximo. Deve ser o suficiente para cobrir as patas da ave, já que é nesse limite que ela vai se sentir segura.

O pássaro vai se abaixar e fazer movimentos para molhar o restante do corpo. A água deve ser limpa e fresca e sempre retirada após o banho, para evitar que o animal beba o líquido sujo.

Posso usar shampoo no banho da ave?

Depende. O uso de shampoo ou sabonete próprios para pets deve ser utilizado apenas se for uma recomendação do veterinário, e nunca por iniciativa do tutor.

Para ter as penas sempre limpas e bonitas, não é preciso nenhum produto. O próprio pássaro sabe como se higienizar.

Nunca utilize secador ou toalha

Secadores de cabelo, e até mesmo a toalha, podem ferir o animal e prejudicar as penas dele. Assim como na natureza, as aves tomam banho e se secam sozinhas. Não é preciso nenhum processo após a higienização.

Também não corte as unhas ou as penas da ave, já que isso pode ferir o animal. Apenas um profissional especializado é quem pode fazer o procedimento.

As aves ficam resfriadas?

Sim. Portanto, evite que o banho dos pássaros seja em locais muito ventilados ou muito quentes. Após a higienização, eles podem ficar próximos de ambientes com sol, desde que o calor não seja excessivo.

Posso jogar água na ave?

É possível utilizar um borrifador e simular uma chuva fina, deixando-as ligeiramente úmidas. Após esse processo, deixe o animal se secar sozinho.

Mas, atenção: não utilize qualquer borrifador. Resíduos de detergente, produtos de limpeza ou até mesmo amaciantes podem prejudicar a saúde do pet.

Nem todo pássaro gosta de receber água diretamente, ou por meio de um borrifador. Caso você perceba o incômodo não utilize mais esse método.

Curiosidade Central Pet

É normal o peito do pássaro ficar tremendo após o banho. E não é por que ele está com frio, viu? Essa é uma reação natural do organismo, com o objetivo de fazer a manutenção do calor corporal.

Se gostou do artigo, siga nosso Facebook e Instagram e fique por dentro de dicas e novidades no mundo pet.

Artigos Relacionados

Como cuidar de aves: 7 dicas

As aves estão se tornando as queridinhas dos lares por todo o Brasil. Calopsitas, canários e periquitos estão entre os mais buscados por quem deseja ter um pet em casa. Os animais com penas estão em segundo lugar na preferência dos tutores brasileiros (40 milhões), ficando atrás apenas dos cães (55 milhões). É isso mesmo: […]

Quais são as doenças mais frequentes em aves?

Todo animal silvestre deve ser levado ao veterinário para receber um check up completo, ser vermifugado e vacinado. Já as aves, por serem pets sensíveis, precisam de cuidados extras para não ficarem doentes. A qualquer sinal de que o seu companheiro de estimação não está bem, a recomendação é levá-lo ao especialista imediatamente para que […]

Como achar o melhor veterinário de aves domésticas

Quem conhece a Central Pet sabe que, aqui, cuidamos de cães, gatos e aves também. Afinal, há algum tempo que as pessoas têm dado preferência a esses bichinhos como o pet do coração por isso temos veterinário de aves domésticas  Justamente por ser mais comum ter outros animais, muitos tutores de aves têm dificuldade em […]

CLÍNICA E PET SHOP

clinica@centralpet.vet.br
(31) 3332.5850
(31) 98303.7285

ESCOLA PET

escola@centralpet.vet.br
(31) 3024.5686
(31) 98304.0194
Rua Pedra Bonita, 899 - Barroca | CEP: 30.431-065 - Belo Horizonte/MG