Essa confusão e dúvida é muito comum, devido a semelhança das aves. O pato e o marreco, são mesmo bem parecidos.
Mas basta conviver com eles para notar as diferenças. E uma grande curiosidade, é que o marreco mais conhecido do mundo é, na verdade, chamado de pato: o Pato Donald.
O marreco e o pato, são parentes tão próximos, que foram classificadas como membros da mesma família: Anatidae. As diferenças ficam por conta dos gêneros e espécies.
Os marrecos são “irmãos gêmeos” dos patos, apesar de, em geral, serem menores que seus irmãos. Eles são tão parecidos, que alguns biólogos consideram os marrecos como espécies de patos, apesar de haver uma diferença anatômica no bico deles.
Além da aparência, eles também têm em comum, a capacidade de flutuar sobre a água e a habilidade para nadar.
Menores, o marreco atinge entre 35 e 50 centímetros. Comprando as características comportamentais com as do pato, ele é uma ave mais ágil, mais imponente e também mais difícil de domesticar.
Na diferenciação física, o marreco sustenta uma postura mais vertical, esbelto e menos desajeitado.
O pato é o que tem espécies mais numerosos, dividindo-se em mais de 90 tipos, é também o mais popular das aves da sua família. Eles costumam medir entre 45 e 80 centímetros, e nadam muito bem, podendo mergulhar a até 17 metros de profundidade.
Apesar da semelhança física com o marreco, é possível notar a diferença entre eles pelo bico. O dos patos costuma ter uma protuberância perto das narinas, já o dos marrecos é bem liso.
E agora, será que você já é capaz de diferenciar um marreco de um pato? Faça um teste e nos conte se acertou ou errou.
Gosta de aves? A Central Pet tem veterinários especialistas em aves. Venha conhecer nossa clínica.
As aves estão se tornando as queridinhas dos lares por todo o Brasil. Calopsitas, canários e periquitos estão entre os mais buscados por quem deseja ter um pet em casa. Os animais com penas estão em segundo lugar na preferência dos tutores brasileiros (40 milhões), ficando atrás apenas dos cães (55 milhões). É isso mesmo: […]
Todo animal silvestre deve ser levado ao veterinário para receber um check up completo, ser vermifugado e vacinado. Já as aves, por serem pets sensíveis, precisam de cuidados extras para não ficarem doentes. A qualquer sinal de que o seu companheiro de estimação não está bem, a recomendação é levá-lo ao especialista imediatamente para que […]
Os pássaros adoram um bom banho refrescante! Especialmente no verão, esse momento é muito importante para eles. É prazeroso e os deixa bastante felizes. Seja para aliviar o calor ou ficarem limpinhas, as aves sabem - e preferem - tomar banho sozinhas, já que esse é um dos instintos do animal. É importante destacar também […]