Pássaros são ótimos pets para quem deseja ter um novo amigo, mas não dispõe de muito espaço. As aves domésticas são cada vez mais populares entre aqueles que amam os animais, além de beleza e carinho, eles alegram e trazem mais vida ao ambiente.
Porém, é preciso ficar atendo em relação às espécies que são permitidas pelas legislação brasileira,dessa forma não terá nenhum problema, e poderá cuidar bem do seu pet.
Muitos ainda tem dúvidas sobre as espécies de aves domésticas, por isso vamos listar abaixo as principais que podem ser criadas em casa, e viver com conforto, segurança e amor.
Uma das aves domésticas bem populares, o periquito é o pássaro mais escolhido na hora de adotar um novo pet, de acordo com pesquisas. E essa popularidade toda faz jus a ave, afinal ela é bonita, inteligente, sociável, e de cuidar.
Sua dieta é baseada em frutas e sementes, e é recomendável ter um casal para que não fiquem sozinhos e também não briguem.
Para aqueles que além de um novo amigo, também buscam belos cantos, o canário é uma das aves domésticas, que vai encantar sua casa. Também é um pássaro muito inteligente, que é capaz de aprender ritmos variados, desde que os ouça algumas vezes.
O canário é uma ave tropical, então se você residir em um local muito frio, ele poderá sentir um pouco. Sua alimentação é variada, sendo principalmente feito por rações e alpiste, mas também inclui alguns vegetais.
Leia também: Principais doenças de aves
Se você busca aves domésticas para trazer mais alegria e animação para seus dias, a calopsito é uma boa opção. Além de lindas, elas encantam pela habilidade de imitar a fala ou sons. Além de cantar, ela também gosta de se divertir, então é recomendado ter brinquedos apropriados pela ela.
Durante o dia você pode deixá-la solta pela casa, desde que tome os cuidados necessários, e levá-la a noite para dormir na gaiola. Sua dieta, é principalmente de alpiste, ração, frutas e legumes.
Também é uma das espécies de aves domésticas muito sociável e divertida. Ela adora cantar, assobiar e até dançar. Dois cuidados especiais com a cacatua, é que se ela ficar muito tempo sozinho, pode acabar ficando deprimida, e também não é recomendado deixá-la o dia inteiro presa na gaiola. Sua alimentação é baseada em frutas,
Diferente das aves domésticas, aquelas que são espécies silvestres e exóticas, para que você as tenha em casa, é necessário uma autorização do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
Caso tenho interesse nestas aves, recomendamos que entra em contato com a sede mais próxima do IBAMA e se informe. Essa autorização é uma forma de proteger e garantir a segurança dessas aves, que requerem cuidados diferenciados e criadores experientes.
Nos chame no WhatsApp e marque uma consulta com nosso veterinário especializado em aves. Ficaremos felizes em atender com todo carinho e amor sua ave.
As aves estão se tornando as queridinhas dos lares por todo o Brasil. Calopsitas, canários e periquitos estão entre os mais buscados por quem deseja ter um pet em casa. Os animais com penas estão em segundo lugar na preferência dos tutores brasileiros (40 milhões), ficando atrás apenas dos cães (55 milhões). É isso mesmo: […]
Todo animal silvestre deve ser levado ao veterinário para receber um check up completo, ser vermifugado e vacinado. Já as aves, por serem pets sensíveis, precisam de cuidados extras para não ficarem doentes. A qualquer sinal de que o seu companheiro de estimação não está bem, a recomendação é levá-lo ao especialista imediatamente para que […]
Os pássaros adoram um bom banho refrescante! Especialmente no verão, esse momento é muito importante para eles. É prazeroso e os deixa bastante felizes. Seja para aliviar o calor ou ficarem limpinhas, as aves sabem - e preferem - tomar banho sozinhas, já que esse é um dos instintos do animal. É importante destacar também […]