Como cuidar de Porquinho da Índia? - Central Pet BH
Clínica, Hotelzinho e PetShop: (31) 3332.5850 (31)9 8303-7285 | Escola (cursos): (31) 3024.5686 (31) 983040194

Como cuidar de Porquinho da Índia?

Porquinho da Índia
Categoria: roedores Data: 15 de setembro de 2021
Como cuidar de Porquinho da Índia?

Apesar do nome, esse roedor que encanta crianças e adultos não faz parte da família dos suínos e nem tem origem na Índia. Na verdade, ele vem da América do Sul. Legal, não é mesmo?!

 

Assim como qualquer pet, o porquinho da Índia necessita de cuidados específicos para que ele possa crescer saudável e feliz.  

 

A começar pela alimentação que é bem específica com oferta de alimentos variados – eles comem vegetais e frutas, além de ração exclusiva –  e bastante água que precisa estar sempre limpa e fresca.  

 

Cuidados com os dentinhos

 

Os dentes do porquinho da Índia – os incisivos – não param de crescer durante toda a vida, por esse motivo, eles precisam de objetos próprios para roer e desgastá-los, suas unhas também crescem bastante e devem ser cortadas com frequência. 

Quanto à higiene, os cuidados vão de acordo com o tipo de pelagem de cada animal. Aqueles que tiverem pelos mais longos necessitam mais de escovação e até de tosa higiênica, tipo aquela feita em cães, para evitar acúmulo de fezes e urina. 

 

Outra dica importante, é ficar atento ao temperamento dessas fofuras. Eles são roedores bem espertos e, por meio de sons, demonstram suas emoções, sejam elas boas ou más. Aproxime-se deles com cuidado para não assustá-los e evite movimentos bruscos. Eles são bem sensíveis. 

 

Essa dica também é válida quando for fazer a limpeza da gaiola, faça um carinho primeiro e deixe ele se acostumar à sua presença para então fazer a higienização.  E para finalizar, atenção ao local onde irá deixar seu porquinho da Índia. 

 

E por falar na gaiola, opte por um modelo espaçoso, com brinquedos para ele gastar energia e se divertir bastante. Feno no fundo é importante para tornar o ambiente mais aconchegante e confortável para o seu bichinho. 

Se gostou do artigo, siga nosso Facebook e Instagram e fique por dentro de dicas e novidades no mundo pet.

Compartilhe este post:
Iniciar Conversa
Precisa de ajuda?