Clínica, Hotelzinho e PetShop: (31) 3332.5850 (31) 9 8303-7285 | Escola (cursos): (31) 3024.5686 (31) 983040194

Principais doenças de aves

Ter animais domésticos requer cuidados e atenção, com as aves não seria diferente. Primeiro de tudo é preciso manter a higiene dos poleiros, gaiolas e ou locais que os animais passam a maior parte do tempo. É muito importante também evitar o contato com aves silvestres e ainda a correta vacinação contra as principais doenças de aves. Veja abaixo algumas doenças e esteja atento a qualquer sintoma ou comportamento estranho. 

Bronquite infecciosa

Um dos tipos mais comuns de doenças de aves são as respiratórias, e a bronquite é uma delas. Causada por um coronavírus que galinhas e frangos, ela causa sibilos, rouquidão, secreção nasal e olhos lacrimejantes. Por seu um vírus a transmissão é por meio do ar e pode ser prevenida com a vacinação.  

Cólera

Uma das doenças graves e que infelizmente pode causar a morte súbita de várias espécies de aves é a cólera. Transmitida por uma bactéria altamente contagiosa pode levar o animal  a óbito sem nenhum sinal clínico. Em alguns casos a ave apresenta perda de sede e apetite, prostração, penas arrepiadas, febre e outros sintomas. Além da vacinação, fazer o monitorial laboratorial também é um boa forma de prevenção.

Encefalomielite

A encefalomielite aviária causada por um picornavírus também é uma das doenças de aves mais comuns. Ocorre principalmente em filhotes entre uma 1 a 3 semanas de vida. Em os sintomas mais comuns então os tremores, andar vacilante e paralisia progressiva. Infelizmente não há e recomenda-se o sacrifício. 

Varíola

A varíola aviária pode se manifestar de forma úmida,  provocando úlceras nas mucosas da garganta, língua e boca, e também na forma seca,  causando crostas e cravos no animal. A transmissão ocorre por meio de mosquitos infectados com o vírus e ou a convivência com animais infectados. Essa também é uma das doenças de aves que somente a vacina consegue prevenir.

Hipovitaminose 

A hipovitaminose é uma das tantas doenças de aves nutricionais. A falta de uma alimentação equilibrada traz consequências em muitas espécies de aves. A hipovitaminose é a falta de vitaminas que podem ser corrigidas com uma suplementação alimentar. Ela causa peito seco, penas velhos, feias e arrepiadas, e outros sintomas mais graves dependendo do tipo de nutriente e ou vitamina que a ave apresenta carência. 

Prisão de ventre (constipação)

A prisão de ventre também está entre as principais doenças de aves. Sinais como ventre inchado, movimentos bruscos, cloaca inchada e vermelha podem indicar a constipação. O veterinário deve ser consultado, mas na maioria dos casos,  as fezes duras são causadas pela falta de alimentos ricos em fibras na alimentação.

Se preocupa com a saúde e bem estar da sua ave? Entre em contato e marque uma consulta com veterinário especialista em aves. Veja mais informações no nosso site

Na CENTRAL PET você encontra atendimento clínico para aves ornamentais, domésticas, silvestres e exóticas. Consultas, internações, exames laboratoriais, corte de penas das asas de forma adequada entre outros. 

 

Artigos Relacionados

Importância da colocação de microchip no seu pet

Se você tem um pet e está buscando locais confiáveis para colocar um microchip em seu cachorro, não precisa procurar mais. Na Central Pet, oferecemos esse serviço essencial para ajudar a proteger e identificar seus amados animais de estimação.  Por que colocar um microchip em seu cachorro? Colocar um microchip em seu cachorro é uma […]

Por que as consultas veterinárias são importantes para sua ave?

Quando falamos sobre cuidados com animais de estimação, muitas vezes, as aves podem ser deixadas de lado. No entanto, esses bichinhos merecem tanto cuidado quanto qualquer outro animal de estimação. Uma parte essencial desse cuidado é levar sua ave regularmente ao veterinário. Mas por que isso é tão importante? Exames de rotina e prevenção de […]

Explorando o mundo da Cinofilia: Conheça o Golden Retriever

Se você é um cinófilo, com certeza é apaixonado por cães e conhece o queridinho do Brasil: o Golden Retriever. Conhecidos por sua personalidade afetuosa, inteligência brilhante e natureza leal, esses cães conquistaram o coração de milhões de pessoas em todo o mundo.  Os Golden Retrievers têm suas raízes na Grã-Bretanha do século XIX. Lord […]

CLÍNICA E PET SHOP

clinica@centralpet.vet.br
(31) 3332.5850
(31) 98303.7285

ESCOLA PET

escola@centralpet.vet.br
(31) 3024.5686
(31) 98304.0194
Rua Pedra Bonita, 899 - Barroca | CEP: 30.431-065 - Belo Horizonte/MG