Ter animais domésticos requer cuidados e atenção, com as aves não seria diferente. Primeiro de tudo é preciso manter a higiene dos poleiros, gaiolas e ou locais que os animais passam a maior parte do tempo. É muito importante também evitar o contato com aves silvestres e ainda a correta vacinação contra as principais doenças de aves. Veja abaixo algumas doenças e esteja atento a qualquer sintoma ou comportamento estranho.
Um dos tipos mais comuns de doenças de aves são as respiratórias, e a bronquite é uma delas. Causada por um coronavírus que galinhas e frangos, ela causa sibilos, rouquidão, secreção nasal e olhos lacrimejantes. Por seu um vírus a transmissão é por meio do ar e pode ser prevenida com a vacinação.
Uma das doenças graves e que infelizmente pode causar a morte súbita de várias espécies de aves é a cólera. Transmitida por uma bactéria altamente contagiosa pode levar o animal a óbito sem nenhum sinal clínico. Em alguns casos a ave apresenta perda de sede e apetite, prostração, penas arrepiadas, febre e outros sintomas. Além da vacinação, fazer o monitorial laboratorial também é um boa forma de prevenção.
A encefalomielite aviária causada por um picornavírus também é uma das doenças de aves mais comuns. Ocorre principalmente em filhotes entre uma 1 a 3 semanas de vida. Em os sintomas mais comuns então os tremores, andar vacilante e paralisia progressiva. Infelizmente não há e recomenda-se o sacrifício.
A varíola aviária pode se manifestar de forma úmida, provocando úlceras nas mucosas da garganta, língua e boca, e também na forma seca, causando crostas e cravos no animal. A transmissão ocorre por meio de mosquitos infectados com o vírus e ou a convivência com animais infectados. Essa também é uma das doenças de aves que somente a vacina consegue prevenir.
A hipovitaminose é uma das tantas doenças de aves nutricionais. A falta de uma alimentação equilibrada traz consequências em muitas espécies de aves. A hipovitaminose é a falta de vitaminas que podem ser corrigidas com uma suplementação alimentar. Ela causa peito seco, penas velhos, feias e arrepiadas, e outros sintomas mais graves dependendo do tipo de nutriente e ou vitamina que a ave apresenta carência.
A prisão de ventre também está entre as principais doenças de aves. Sinais como ventre inchado, movimentos bruscos, cloaca inchada e vermelha podem indicar a constipação. O veterinário deve ser consultado, mas na maioria dos casos, as fezes duras são causadas pela falta de alimentos ricos em fibras na alimentação.
Se preocupa com a saúde e bem estar da sua ave? Entre em contato e marque uma consulta com veterinário especialista em aves. Veja mais informações no nosso site.
Na CENTRAL PET você encontra atendimento clínico para aves ornamentais, domésticas, silvestres e exóticas. Consultas, internações, exames laboratoriais, corte de penas das asas de forma adequada entre outros.
O curso de Motorista de Pet Shop da Central Pet foi pensado para quem já dirige e quer se destacar no mercado pet com preparo, responsabilidade e amor pelos animais. Mas o que você aprende de verdade? A gente separou 5 motivos que mostram como esse curso vai muito além do básico e pode transformar […]
A profissão de motorista de pet shop vem ganhando cada vez mais espaço dentro do mercado pet, que cresce a cada ano. À medida que os tutores valorizam mais o bem-estar e a segurança de seus animais, aumenta a procura por serviços especializados, como o transporte adequado dos pets. Se você ama animais e está […]
Se você tem um pet e está buscando locais confiáveis para colocar um microchip em seu cachorro, não precisa procurar mais. Na Central Pet, oferecemos esse serviço essencial para ajudar a proteger e identificar seus amados animais de estimação. Por que colocar um microchip no seu cachorro? Colocar um microchip em seu cachorro é uma […]