Clínica, Hotelzinho e PetShop: (31) 3332.5850 (31) 9 8303-7285 | Escola (cursos): (31) 3024.5686 (31) 983040194

Preparando a convivência entre o novo bebe e seu cão

A chegada de um bebê na família é sempre um momento recheado de contradições e mudanças.

Se por um lado há alegria, celebração, expectativa, por outro lado há ansiedade, dúvidas, medos.

Quem ama seu cão deve ser programar para que o evento se dê da maneira menos traumática possível, pois o cão pode se associar a perda de atenção e carinho à chegada do bebê e por isso afastar-se dele ou até ficar deprimido.

Para que tudo se dê em clima de harmonia e tranquilidade é bastante interessante iniciar a adaptação antes da chegada do bebê. Isso evita bastante ansiedade e stress.

Reduzir o espaço do cão e a frequência de carinho e contato, gradativamente, pode parecer cruel, mas é positivo, uma vez que permitirá que o cão desassocie essa mudança ao novo membro da família.

Se for haver restrições ao acesso ao quarto do bebê e outras áreas da casa, comece um ou dois meses a por esta rotina em prática.

Comece a trazer produtos que “cheirem” a bebê para casa (lencinhos, cremes, fraldas, etc.). Vale tocar gravação de choro de bebês!

Deixe carrinhos e cadeirinhas na sala, para que o cão possa cheirá-los e reconhece-los com tranquilidade e ofereça petiscos a cada novo reconhecimento.

Uma boa ideia é carregar uma boneca como se fosse um bebê e andar com ele pela casa.

Na maternidade é interessante deixar paninhos, mantinhas em contato com o bebê e levá-los no mesmo dia para a caminha do bichinho para que ele sinta e reconheça o novo cheirinho.

A chegada em casa deve acontecer da forma mais natural possível.

Uma medida importante é nunca deixar o bebê sozinho com o cão.

É de vital importância que o bebê seja associado pelo cão a momentos prazerosos.

Faça o possível para dar a atenção necessária ao seu cãozinho nos horários de sono do bebê.

Para a criança nada pode ser mais saudável que crescer com um cão, mas é preciso observar todas as regras de segurança e lembrar-se de que o animal tem instintos e comportamentos que precisam ser previstos e levados em conta para uma convivência alegre e harmoniosa.

Muitas pessoas temem as “alergias a cães”, mas na verdade o grande vilão de alergias é o acaro. Por isso, se as medidas de higiene rotineiras forem cuidadosas e bem planejadas, esse tipo de problema não vai existir.

É preciso condicionar o cão a socializar com o bebê de forma extremamente positiva. Pode-se dar a ele seus petiscos favoritos sempre que estiver no ambiente do bebê.

Com amor e responsabilidade e mantendo a calma, as mudanças irão acontecer gradual e naturalmente.

Lembre-se de sempre checar a saúde do cão, paralelamente à do bebê. Peça ajuda ao médico veterinário e, conforme o bebê for crescendo, inclua o animal nas brincadeiras e passeios.

A amizade entre a criança e um cão é dos sentimentos mais belos e ricos que a vida pode proporcionar, lembre-se: você pode ser o agente dessa experiência.

Quer tirar dúvidas? Trocar ideias?

Entre em contato! 😉

Artigos Relacionados

Não entre para o mercado pet abrindo uma casa de rações!

O mercado pet tem crescido nos últimos anos e muitas pessoas têm visto nesse segmento uma oportunidade de negócio. No entanto, é preciso ter cuidado ao escolher o tipo de negócio a ser iniciado, uma vez que nem todas as áreas do mercado pet são igualmente vantajosas. Neste artigo, vamos falar sobre por que pode […]

Deseja ter peixes de estimação? Saiba como proporcionar qualidade de vida para eles no aquário!

Para quem não tem tempo, espaço ou apenas gosta de peixes, esses animaizinhos podem trazer vida e amor para a sua casa e encantar toda a sua família! Porém, mesmo sendo menores e mais simples de serem cuidados do que um cachorro ou gato, isso não significa que eles podem ser criados de qualquer jeito. […]

Reprodução Canina

É por meio da reprodução que várias espécies de animais, incluindo os seres humanos, podem se perpetuar pelo ambiente. Com os cachorros não seria diferente, em que uma gestação pode dar origem a vários outros cachorrinhos. Neste texto, explicaremos como é a anatomia dos cachorros relacionada a sua reprodução, além de conhecer um pouco mais […]

CLÍNICA E PET SHOP

clinica@centralpet.vet.br
(31) 3332.5850
(31) 98303.7285

ESCOLA PET

escola@centralpet.vet.br
(31) 3024.5686
(31) 98304.0194
Rua Pedra Bonita, 899 - Barroca | CEP: 30.431-065 - Belo Horizonte/MG