Clínica, Hotelzinho e PetShop: (31) 3332.5850 (31) 9 8303-7285 | Escola (cursos): (31) 3024.5686 (31) 983040194

Pets roedores - Twister

Dando continuidade à nossa pequena série sobre PETS ROEDORES, hoje falaremos do TWISTER.

O rato Twister, ou mecol, é uma espécie muito viva e reativa. São bastante carinhosos e usados como PETS em todo o mundo. A espécie é RATTUS NORVEGÍCUS, a mesma dos ratos de esgoto. A diferença é que foram isolados por muitos e muitos anos, o que os fez livres de doenças e da agressividade natural.

São muito inteligentes e podem ser treinados. São geralmente maiores que os hamsters, medem entre 20 e 35 cm e podem chegar a pesar 500 gramas. A expectativa de vida é de três anos, mas podem chegar, em alguns casos mais longevos, até os cinco! São noturnos e os machos, geralmente, são menos ativos que as fêmeas.

Como são bastante interativos, criam laços emocionais com seus tutores.

Têm corpo longo, patas curtas e cinco dedos que os ajudam nas escaladas que adoram praticar. O pelo é denso e tem uma gama de mais de vinte variedades de cores. A alimentação deve ser ração balanceada, específica. Precisam de brinquedos e roedores de madeira para gastar os dentes que estão sempre em crescimento. Gostam de água morna para o banho.

Suas gaiolas devem ser amplas e contar com uma toca (inúmeros modelos e materiais se encontram disponíveis no mercado Pet). Como são extremamente sociáveis, aconselha-se que tenham pelo menos um companheiro, para evitar o stress e a depressão. Adoram redes, tubos de PVC, redes de panos, túneis, etc.  Os bebedouros e comedouros devem ser pesados, evitando que os derrubem, pois são bem cheios de energia e curiosidade.

Podem comer, além da ração específica, frutas e legumes (cozidos ou não), batata, aipim, leguminosas, arroz em casca, grãos, e miúdos, ovos em pequenas quantidades. As frutas cítricas devem ser evitadas

As fêmeas chegam a produzir até doze ninhadas por ano. É necessário evitar que reproduzam sem intervalos (já que entram no cio a cada cinco dias). Os filhotes não devem ser tocados ou a fêmea pode desconhecê-los e até comê-los.

É preciso considerar a incidência de câncer na espécie, que leva à necessidade de cirurgias ou até eutanásias. Pesquise muito bem o local onde for compra-los (devem ser locais em condições saudáveis e éticas).

Considere as condições de higiene e lazer das gaiolas, com todos os detalhes técnicos que o médico veterinário fornecer. Mantenha-os hidratados, bem alimentados, em temperatura entre 18 e 23ºC.

Eles também precisam de um tempo com o tutor, por isso dedique-se a interagir pelos menos duas vezes ao dia. Eles devem ser estimulados, pois são inteligentes e adoram resolver “obstáculos mentais e físicos”. São capazes de aprender truques e são eficientes em “fugas”, então esteja atento à sua segurança.

Nunca os pegue pela cauda, isso pode machuca-los.

Quer saber mais? Conversar com quem entende?  Consultar profissionais? Contate-nos 😉

Artigos Relacionados

Não entre para o mercado pet abrindo uma casa de rações!

O mercado pet tem crescido nos últimos anos e muitas pessoas têm visto nesse segmento uma oportunidade de negócio. No entanto, é preciso ter cuidado ao escolher o tipo de negócio a ser iniciado, uma vez que nem todas as áreas do mercado pet são igualmente vantajosas. Neste artigo, vamos falar sobre por que pode […]

Deseja ter peixes de estimação? Saiba como proporcionar qualidade de vida para eles no aquário!

Para quem não tem tempo, espaço ou apenas gosta de peixes, esses animaizinhos podem trazer vida e amor para a sua casa e encantar toda a sua família! Porém, mesmo sendo menores e mais simples de serem cuidados do que um cachorro ou gato, isso não significa que eles podem ser criados de qualquer jeito. […]

Reprodução Canina

É por meio da reprodução que várias espécies de animais, incluindo os seres humanos, podem se perpetuar pelo ambiente. Com os cachorros não seria diferente, em que uma gestação pode dar origem a vários outros cachorrinhos. Neste texto, explicaremos como é a anatomia dos cachorros relacionada a sua reprodução, além de conhecer um pouco mais […]

CLÍNICA E PET SHOP

clinica@centralpet.vet.br
(31) 3332.5850
(31) 98303.7285

ESCOLA PET

escola@centralpet.vet.br
(31) 3024.5686
(31) 98304.0194
Rua Pedra Bonita, 899 - Barroca | CEP: 30.431-065 - Belo Horizonte/MG