Clínica, Hotelzinho e PetShop: (31) 3332.5850 (31) 9 8303-7285 | Escola (cursos): (31) 3024.5686 (31) 983040194

A higiene em casa para quem tem cães e gatos

Um bichinho em casa é sempre motivo de alegria. Sempre pensamos na sua saúde e bem estar: rações, vacinas, consultas, banhos, tosas, medicamentos, brinquedos acessórios... Sim, tudo isso é muito importante e deve ser pensado e supervisionado com cuidado e carinho.

Mas às vezes, um item de enorme importância para o pet e seu tutor – e família – pode passar despercebido: as mudanças na higiene e tratamento do lar.

É essencial criar uma rotina de limpeza que ,com o passar do tempo ficará cada vez mais ágil, prática e incorporada ao dia a dia da casa.

É interessante usar o aspirador de pó como parceiro, principalmente em cortinas, persianas, tapetes, almofadas e colchas.

Um pano úmido com produto específico para odores encontrado em pet shops também é de grande valia, já que não só esses produtos eliminam cheiros, mas têm agentes antifúngicos e antibacterianos.

A casinha, a caminha, mantas e colchas dos bichinhos devem ser higienizadas com mais cuidado aproximadamente  uma vez por mês.

É adequado um pano com álcool no uso geral ,pois é mais suave e não contém elementos ou componentes mais agressivos.

Deixar que os ambientes recebam luz do sol durante um período e mantê-los arejados também é bastante salutar.

Para lugares em que se concentre algum odor indesejável, uma mistura de água e vinagre branco (3 colheres de sopa de vinagre branco para cada litro de água) sempre é eficaz.

Os vasilhames e potinhos devem estar sempre limpos, a água fresca e deve-se limpá-los com detergente neutro.

Tenha sempre cuidado extra ao escolher os produtos que irá utilizar na limpeza da casa, pois devemos nos lembrar que nossos bichinhos estão em constante com o chão e produtos muito agressivos podem causar irritações, alergias e em casos extremos, até intoxicação e morte.

Fique de olho nas embalagens e rótulos e não use produtos que contenham amônia, ácido sulfúrico, clorídrico ou oxálico.

Parcimônia ao utilizar cloro também é uma boa medida. Não utilize produto à base de amônia, já que seu odor é confundido com o de urina pelos cães.

Na hora da dedetização de seu lar é sempre importante pedir instruções e indicações a seu médico veterinário para que tudo seja feito dentro da forma mais segura e eficaz.

Outro lembrete é importante na conversa com o veterinário: para afecções de pele, alergias e principalmente o tratamento antipulgas é de primordial importância que o ambiente – e não só o pelo do bichinho – seja tratado, preferencialmente de forma preventiva.

É muito importante também que o “banheirinho” deles seja limpo com frequência e o jornal ou tapetinho trocado. Isso evita acúmulo de bactérias e evita doenças.

Sempre ajuda escolher tecidos e materiais que favoreçam a higiene e limpeza da casa!

O uso de alguns sprays e aromatizantes para ambientes dá o toque final de frescor e limpeza.

E nunca se esqueça de que, a exemplo do que acontece com as crianças, os bichinhos são cheios de energia e curiosidade, mantenha o arsenal de limpeza em local seguro e a salvo de seu alcance.

Lembre-se sempre, a rotina de higienização dá trabalho, mas com o hábito,  fica cada vez mais rápida e incorporada à vida da família.

Isso implicará em saúde e qualidade de vida para tutores e pets.

Tem dúvidas? Quer saber mais?

Contate-nos! 😉

 

Artigos Relacionados

Não entre para o mercado pet abrindo uma casa de rações!

O mercado pet tem crescido nos últimos anos e muitas pessoas têm visto nesse segmento uma oportunidade de negócio. No entanto, é preciso ter cuidado ao escolher o tipo de negócio a ser iniciado, uma vez que nem todas as áreas do mercado pet são igualmente vantajosas. Neste artigo, vamos falar sobre por que pode […]

Deseja ter peixes de estimação? Saiba como proporcionar qualidade de vida para eles no aquário!

Para quem não tem tempo, espaço ou apenas gosta de peixes, esses animaizinhos podem trazer vida e amor para a sua casa e encantar toda a sua família! Porém, mesmo sendo menores e mais simples de serem cuidados do que um cachorro ou gato, isso não significa que eles podem ser criados de qualquer jeito. […]

Reprodução Canina

É por meio da reprodução que várias espécies de animais, incluindo os seres humanos, podem se perpetuar pelo ambiente. Com os cachorros não seria diferente, em que uma gestação pode dar origem a vários outros cachorrinhos. Neste texto, explicaremos como é a anatomia dos cachorros relacionada a sua reprodução, além de conhecer um pouco mais […]

CLÍNICA E PET SHOP

clinica@centralpet.vet.br
(31) 3332.5850
(31) 98303.7285

ESCOLA PET

escola@centralpet.vet.br
(31) 3024.5686
(31) 98304.0194
Rua Pedra Bonita, 899 - Barroca | CEP: 30.431-065 - Belo Horizonte/MG