Cada felino tem um comportamento, alguns são mais tranquilos, outros mais arredios, porém um comportamento agressivo, pode indicar situações anormais de estresse, e ou de algum incômodo no animal. Se você tem uma gato nervoso em casa, veja essas dicas para acalmá-lo e trazer seu amiguinho de volta ao seu normal.
O estresse e nervosismo pode ter fatores variados, dependendo da situação. Geralmente o felino se assusta ou se incomoda com algo novo no ambiente e ou até mesmo com um barulho e ou pessoa que ele possa identificar como uma ameaça. A primeira medida é saber reconhecer um gato nervoso, e tentar identificar o motivo, que pode ser:
Certamente você irá notar mudanças no comportamento de um gato nervoso, como, por exemplo:
Você identificou o gato nervoso e a situação que o fez ficar estressado? Então primeiro de tudo, tente acabar ou eliminar o motivo para então conseguir acalmá-lo com as dicas abaixo.
Tende se aproximar: apenas se o gato nervoso permitir, se ele se mostrar arisco, é melhor dar um tempo sozinho para ele. Se ele permitir, tente com calma pegá-lo no colo e mantê-lo perto do seu corpo.
Use uma voz tranquila para chamá-lo: se o gato escuta a voz tranquila do dono, pode ser um gatilho para ele voltar a se sentir seguro e se acalmar. Vale até mesmo cantar um música.
Tente atraí-lo com sua comida preferida: por meio dos alimentos, o gato nervoso pode conseguir liberar as tensões.
Tente acalmá-co com seu brinquedo favorito: aqui funciona de forma semelhante a comida. Não jogue o brinquedo, mas também não se aproxime demais se ele não permitir. Deixe em uma distância que ela possa ver e se aproximar. Os brinquedos funcionam muito bem, porque é algo que o gato nervoso vai relacionar com algo divertido e prazeroso.
Tenha paciência! Fique calmo, porque se você também ficar nervoso, só vai piorar a situação. Então fique tranquilo e tente mostrar para o gato nervoso que a situação já está resolvida e que tudo vai voltar ao normal.
Se as dicas caseiras não funcionarem e o gato permanecer nervoso por muito tempo, deve-se procurar um veterinário para possível tratamento e medicação.
Agende um horário com nosso veterinário para uma consulta, e ou com o nosso pet shop para um banho e tosa.
Gatos são pets maravilhosos e fofos. Se você decidiu adotar um gato filhote, alguns cuidados básicos serão importantes para cuidar da vidinha dele. Se você vai adotar o gato filhote, espere o período de desmame para levá-lo para casa, isso ocorre por volta dos dois meses de vida. Nesse tempo, o bichano precisa da convivência […]
Os pets são seres lindos e fantásticos, prova disso, é que o bigode do gato, não serve apenas para dar beleza e charme. A verdade é que os bigodes dos felinos, tem funções fantásticas e muito importantes. Descubra abaixo. Características do bigode do gato O bigode do gato, como chamamos, na verdade tem o nome […]
Ouve se muito dizer por aí, que dar banho em gatos faz mal a saúde do felino. Mas será que é mito ou verdade? Leia mais e descubra. A higiene própria dos gatos Muitos afirmam que não é necessário dar banho em gatos porque eles próprios se limpam com a língua. De fato os gatos […]