A dermatite é um problema cotidiano dos cães.
Muitas vezes os tutores não sabem reconhecer, entender e tratar o problema. Realmente, o diagnóstico só pode ser feito pelo médico veterinário, uma vez que a gama de fatores causadores é enorme e os graus de intensidade e gravidade variam enormemente.
Algumas dermatites são mais comuns ,
como dermafitose, micose, escabiose, e a popularmente denominada “sarna”.
Devidamente diagnosticadas e tratadas, a maioria delas felizmente responde positivamente aos tratamentos.
É muito importante estar atento aos sintomas e condições para que se evite o agravamento nos pets e também uma possível contaminação da família.
Como as causas podem ser muitas, o tratamento só será efetivo com a detecção da sua causa. A partir daí ,o tratamento pode ser eficazmente ministrado sem grande demora ou complicações.
Vamos citar agentes, em sua casa, que podem estar causando alergias e outras reações em seu cãozinho e para os quais a família possa não ter atentado.
É importante considerar que certas raças têm pele muito sensível ou com muitas dobras ou características que acentuam a possibilidade de aparecimento da dermatite. Algumas delas: Lhasa apso, Shitzu, Pug, Sharpei, West Highland White terrier, Boxer, Labrador, Buldog inglês entre outros.
Ainda é importante ressaltar que, estresse, distúrbios emocionais, situações inusitadas, doenças glandulares podem desencadear quadros de problemas de pele. Por isso é muito importante sempre observar e a qualquer alteração consultar o médico veterinário, fornecendo a ele o máximo de informações que possam ajudar no diagnóstico e, no tratamento mais rápido e eficaz.
Quer tirar dúvidas? Saber mais? Conversar com um especialista?
Se você é fascinado por animais exóticos, saiba que cuidar de uma cobra em casa não é tão difícil quanto muita gente imagina. Mas animais silvestres como esse, requerem um ambiente bem controlado e manejo correto. Assim, eles se tornam amigos inseparáveis dos tutores e podem viver por até 30 anos! Isso mesmo: são três […]
O mercado pet é um dos mais lucrativos do país, mesmo em tempos de crise econômica, o setor foi o que apresentou grande índice de crescimento e movimentou milhares de reais. Com tutores cada vez mais exigentes com o cuidado e carinho com seus pets, a tendência de avanço desse mercado tem feito muita gente […]
Para quem não tem tempo, espaço ou apenas gosta de peixes, esses animaizinhos podem trazer vida e amor para a sua casa e encantar toda a sua família! Porém, mesmo sendo menores e mais simples de serem cuidados do que um cachorro ou gato, isso não significa que eles podem ser criados de qualquer jeito. […]