Há alguns anos era muito comum vermos cães perambulando pelas ruas babando, muito agressivos e levando muito medo à população como um todo. O mês de agosto era chamado do mês do cachorro doido.
As campanhas de vacinação em massa minimizam a discriminação desta doença.
Mas a raiva ainda deve ser tratada com muito cuidado, dado ao grau de letalidade da doença. No mundo todo, só existe um caso de cura desta doença e este caso foi no nordeste do Brasil, mas a criança ficou com sequelas gravíssimas.
Nos últimos anos tivemos mais de 180 casos relatados em todo o Brasil.
A raiva é uma das principais zoonoses (doenças que são tramitadas dos animais para os seres humanos) virais que acomete principalmente o sistema nervoso central dos cães e gatos. Ela ocorre em vários países do mundo e preocupa os governos pela gravidade doença que tem 100 % letalidade.
A maioria dos casos humanos ocorre através da mordida de cães e gatos contaminados (a saliva contaminada é o veículo de transmissão para os seres humanos).
Os animais ficam mais agressivos e tendem a abandonar suas casas e percorrer várias distâncias e agredir animais e seres humanos.
A raiva, apesar de ser uma doença extremamente perigosa e letal, tem o seu controle e é extremamente eficiente e simples. É feito através das campanhas governamentais e nos consultórios veterinários. Vacina é extremamente eficiente e pode dar uma prevenção próximo de 100 % e é hoje a melhor solução para prevenir a doença.
O processo de vacinação se inicia a partir de 3,5 meses de idade e deve ser revacinada anualmente até o final da vida.
Devemos ressaltar que animais doentes, gestantes e filhotes só podem ser vacinados após os 3,5 anos.
Mesmo com as campanhas de vacinação governamental ajudando muito no controle desta doença, o ideal é que você leve seu cachorro a um consultório veterinário para ser vacinado.
Existe um ditado importantíssimo, de que quem ama cuida.
Para os animais não é diferente: Quem ama vacina, este é o maior cuidado que você pode ter com seu animalzinho.
Agende um horário com nosso veterinário para uma consulta, e ou com o nosso pet shop para um banho e tosa.
Levar seu gato ou cachorro em uma viagem internacional pode ser uma experiência incrível, permitindo que você explore novos lugares com a companhia do seu pet. Mas essa jornada exige diversos preparativos e atenção a detalhes importantes para assegurar que tudo ocorra de forma segura e confortável para o animal. Se você está organizando uma […]
Viajar com o pet para o exterior é o sonho de muitos tutores que desejam compartilhar aventuras e experiências inesquecíveis com seus amigos de quatro patas. No entanto, o que parece simples à primeira vista, pode se tornar complexa devido às inúmeras exigências legais, documentações e cuidados específicos necessários para garantir a segurança e o […]
A profissão de motorista de pet shop é uma das mais novas e dinâmicas oportunidades no crescente mercado pet, que continua a expandir em ritmo acelerado. Com um aumento anual de cerca de 8% no número de clínicas veterinárias e pet shops, a demanda por profissionais que possam transportar animais de forma segura e eficiente […]