Você gosta tanto de cuidar de animais, que já se pegou imaginando passar a maior parte dos seus dias fazendo isso? Se a resposta foi sim, talvez se profissionalizar na área pet seja um trabalho ideal para você. Trabalhar com animais além de ser apaixonante, proporciona muito aprendizado, satisfação, e também uma boa renda, desde que você seja qualificado.
Atualmente o mercado pet brasileiro é um dos mais promissores, e vem provando sua importância e crescimento, mesmo em momentos de crise.
A verdade é que os animais deixaram de ser apenas “amigos ou acompanhantes” e se transformaram em membros da família. Além disso a população de animais domésticos, têm crescido muito e por isso não param de criar novidades e serviços, para atrair e encantar os tutores e animais.
Gosta mesmo de cuidar de animais? Que tal se profissionalizar?
O último levantamento feito em 2018 pelo Instituto Pet Brasil (IPB), registrou que no país havia: 54,2 milhões de cães, 39,8 milhões de aves, 23,9 milhões de gatos, 19,1 milhões de peixes, 2,3 milhões de répteis e pequenos mamíferos.
Os destaquem em crescimento no período entre 2013 e 2018 a criação de felinos teve alta de 8,1% nos lares brasileiros.
Com uma população tão grande, cuidar de animais certamente será algo que sempre demandará bons profissionais.
Se você ainda têm dúvidas sobre se profissionalizar para cuidar de animais, esse números vão te mostrar que é um mercado promissor.
Só em 2018, o mercado movimentou R$ 34,4 bilhões no Brasil e assumiu a 2ª posição em faturamento mundial. O país até 2019 tinha cerca de 162.148 estabelecimentos que trabalhavam com produtos e ou serviços pets. E esse número embora parece ser muito grande, cresce mais a cada período para conseguir atender a grande demanda.
Para se ter uma ideia do crescimento do mercado pet, atualmente o segmento vem ultrapassando até o setor de beleza em relação a investimentos.
O mercado ainda é um grande gerador de empregos. Estima-se que as vagas geradas pelo setor, formal e o informal, chegaram a aproximadamente 2 milhões em 2018. Se somar os empregos dos setores da indústria e o especializado, que são trabalho com maior qualificação, representaram mais de 110 mil empregos.
Além de gostar de cuidar de animais, é preciso ter qualificação e especialização na área. E essa é uma das grandes dificuldades do setor, relatada por empresários do ramo. Há uma escassez de pessoas com competências específicas para o negócio, fazendo com que muitas empresas oferecem salários mais altos que o mercado, na esperança de montar uma boa equipe.
A especialização em estética animal é uma das áreas mais carentes de bons profissionais, ao mesmo tempo que vem sendo um dos serviços mais procurados em veterinários e petshops.
Para cuidar de animais é muito importante a paixão pelos pets, mas além disso, é imprescindível, a capacitação. Quando um tutor ou tutora deixam seus bichinhos aos cuidados de terceiros, eles querem o mesmo tratamento e profissionalismo que seria dado a um humano no médico, loja ou salão de beleza.
Por isso a mão de obra qualificada é tão procurada nesta área. Há mais clientes desejando serviços, que locais e profissionais para atendê-los.
Por isso, comece estudante. Se prepare para o mercado de trabalho, se prepara para empreender, se prepare para ter seu lugar. Mas para isso, opte por bons cursos e bom instrutores.
Não se encane com as muitas ofertas sobre cursos pets. Pesquise, veja a grade curricular, e também a carga-horário prática. Para cuidar de animais profissionalmente é preciso aprender colocando a mão na massa. Por isso opte por formações que te deem a oportunidade de lidar com um animal de verdade sendo orientado pelo profissional.
Com um bom curso você:
– Poderá realizar o seu desejo de cuidar de animais, e ainda ser recompensado financeiramente isso;
– Terá grandes oportunidades no mercado pet em uma função da falta de mão de obra qualificada;
– Terá uma boa colocação no mercado;
– Poderá também se preparar profissional e financeiramente para fazer uma faculdade na área veterinária posteriormente caso seja da sua vontade;
– Não precisará fazer um alto investimento para se profissionalmente;
- Poderá optar por buscar um trabalho na área ou abrir seu próprio negócio.
Se você deseja cuidar de animais profissionalmente, a Central Pet tem os melhores cursos para te oferecer. Nossa escola está localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais, mas tendemos alunos de todo o Brasil. Para facilitar, para aqueles que foram mais distantes, ainda oferecemos acomodação na própria escola.
São mais de 30 anos contribuindo para a formação com cursos em nossas instalações próprias, preparadas para aulas teóricas e práticas, com os melhores profissionais do mercado.
Atualmente os principais cursos oferecidos são:
Curso de Auxiliar de Veterinário
Curso de Banho e Tosa Avançado
Curso de Como Montar um Pet Shop
Curso de Atendente de Pet Shop
Curso de Especialização por Raças
Curso de Motorista de Pet Shop
Tem interesse no mercado pet? Acesse nosso site para mais informações. E se ainda não sabe por onde começar, pode agendar uma aula grátis.
A carreira de auxiliar veterinário é uma excelente opção para aqueles que amam animais e desejam trabalhar na área da saúde animal, mas sem necessariamente se tornar veterinários. Este profissional desempenha um papel crucial no cuidado dos pets e no apoio ao funcionamento de clínicas e hospitais veterinários. O que faz um Auxiliar Veterinário? O […]
Se você é apaixonado por animais e sonha em trabalhar no campo da medicina veterinária, o Curso de Auxiliar de Veterinário pode ser o primeiro passo para realizar esse desejo. Um auxiliar veterinário realiza uma variedade de tarefas importantes para garantir o bom funcionamento de uma clínica e o cuidado adequado dos animais. Os auxiliares […]
Se você tem paixão por animais e está buscando uma carreira no mundo dos cuidados veterinários, o Curso de Auxiliar Veterinário pode ser o que faltava para alcançar seus objetivos profissionais. Vamos explorar o que torna este curso tão especial e como ele pode abrir portas para uma variedade de oportunidades emocionantes no campo do […]