Sabia que o seu animalzinho também precisa de consulta de rotina? - Central Pet
Clínica, Hotelzinho e PetShop: (31) 3332.5850 (31)9 8303-7285 | Escola (cursos): (31) 3024.5686 (31) 983040194

Sabia que o seu animalzinho também precisa de consulta de rotina?

Categoria: Clínica Veterinária Data: 18 de setembro de 2020
Sabia que o seu animalzinho também precisa de consulta de rotina?

Sabia que o seu animalzinho também precisa de consulta de rotina?

Não são apenas os humanos que precisam ir ao médico regularmente. Os animais de estimação também precisam visitar o veterinário com frequência para avaliar o estado de saúde.

Neste texto, você irá conhecer alguns dos motivos para levar o seu bichinho mais vezes ao veterinário, como uma forma de garantir o acompanhamento da sua saúde e o seu bem-estar dentro de casa com a família. Vamos lá?

Facilita a resolução de dúvidas

Um dos principais benefícios da ida ao veterinário regularmente é a possibilidade de tirar dúvidas sobre o comportamento do animal diretamente com o profissional. Assim, você conseguirá criar o seu animal da melhor maneira possível.

Você pode tirar dúvidas, não apenas sobre alguma mudança repentina de comportamento ou sintoma que percebeu recentemente no seu animal, mas também sobre características comportamentais e dicas de criação.

O veterinário poderá encaminhar o animal para um profissional que cuide especificamente de um problema, a exemplo de um veterinário especialista em comportamento ou odontologia animal, para que ele consiga analisar o caso com mais profissionalismo.

Além disso, esses diferentes veterinários poderão trabalhar em conjunto para ajudar a tratar as doenças ou desvios de comportamento do seu animal, além de acompanhar todo o seu processo de desenvolvimento.

Ajuda a identificar doenças mais rapidamente

Se o seu amiguinho vai ao veterinário com frequência, é mais fácil para o médico veterinário encontrar anormalidades no comportamento ou no corpo do animal em cada visita, já que ele estará realizando um acompanhamento regular e terá maior conhecimento sobre o corpo e a personalidade do bichinho.

Ao encontrar alguma mudança, o veterinário poderá iniciar logo o tratamento para o problema em questão, solicitar exames específicos para se aprofundar na doença ou prescrever algum medicamento.

Assim, diminui-se o risco do animal desenvolver uma doença grave ou se encontrar em uma doença em estado mais avançado, além do veterinário pedir para que os donos tomem medidas preventivas para evitar o aparecimento de certas doenças que o animal possa ter uma predisposição.

Pequenas mudanças na alimentação ou no estilo de vida podem fazer a diferença na longevidade de um animal de estimação, permitindo que ele possa viver mais e com mais vitalidade.

Auxilia no bem-estar de animais idosos

Para quem tem um bichinho em idade avançada, é importante ir ao veterinário com frequência, já que o seu corpo tende a estar mais fraco e suscetível a doenças, demandando um acompanhamento profissional aprofundado.

O médico poderá indicar os melhores hábitos para o animal de acordo com a sua idade e estado de saúde, permitindo que ele possa viver mais e com qualidade de vida. Além disso, caso ele seja diagnosticado com alguma doença, o tratamento mais indicado poderá ser feito com rapidez.

Após os 8 anos de idade, as visitas ao veterinário precisam ser mais frequentes, já que cães e gatos nesta idade são considerados idosos e podem precisar de um cuidado especial. Por isso, todo cuidado é pouco.

Procure levar seu animalzinho ao veterinário pelo menos uma vez a cada semestre, caso ele tenha idade avançada. Para animais mais novos, o recomendado é que ele visite o médico uma vez por ano, apenas para certificar de que está tudo bem.

Assim, entendendo alguns dos motivos de levar o seu animal de estimação ao veterinário regularmente, você conseguirá oferecer uma melhor qualidade de vida e tratar com mais rapidez doenças que possam acometer o seu bichinho.

O que você sabe sobre imunologia veterinária? Como isso pode auxiliar na saúde do seu animal de estimação? Entenda mais sobre o assunto lendo este artigo em nosso blog.

Agende um horário com nosso veterinário para uma consulta, e ou com o nosso pet shop para um banho e tosa.

Se gostou do artigo, siga nosso Facebook Instagram e fique por dentro de dicas e novidades no mundo pet.

Compartilhe este post:
Iniciar Conversa
Precisa de ajuda?