Clínica, Hotelzinho e PetShop: (31) 3332.5850 (31) 9 8303-7285 | Escola (cursos): (31) 3024.5686 (31) 983040194

Como ensinar seus filhos a serem futuros tutores responsáveis

A beleza e os benefícios da relação entre cães e crianças são notórios e indiscutíveis.

Ambos são seres adoravelmente puros, íntegros, cheios de vida e energia.

É preciso, no entanto, agir com responsabilidade ao cuidar da convivência entre eles, uma vez que essa é uma rara oportunidade de aprendizagem diretamente aplicável à vida... e pelo exemplo!

A criança não pode ser a tutora de um cão, mas pode aprender a sê-lo e vivenciar o que de melhor este relacionamento pode oferecer.

Os cães veem os humanos como membros de sua matilha e por isso, a chegada do bebê, bem preparada (veja artigo especifico a esse respeito no nosso blog) é vista como extremamente natural.

Cães que já pertençam a família aceitam os bebês com muito mais facilidade. Já aqueles pais que desejam dar um cãozinho bebê para que seus filhos cresçam com um bom amiguinho e saiba cuidar dele, devem esperar até que as crianças já tenham adquirido a noção de cuidado e responsabilidade necessária.

Crianças que crescem com animais são mais alegres, desenvolvem melhor sistema imunológico, aprendem naturalmente a desenvolver com espontaneidade e efetividade a socialização, empatia e entendem melhor as várias nuances das situações cotidianas.

Os cães se beneficiam, pois ganham companheiros responsáveis, alegres, cheios de energia e paciência (na maioria dos casos, exceto se a criança tiver algum tipo de necessidade psicológica específica que não permita essa interação).

É preciso que os pais se vejam como “formadores de futuros tutores”, mas reconheçam que a criança não pode ser o “tutor oficial”.

O cão naturalmente verá o adulto como líder.

A rotina bem estruturada num lar com crianças e cães faz com que haja um equilíbrio natural benéfico a toda a família.

Os hábitos de alimentação e exercícios também são potencializados, os níveis de stress reduzidos... enfim,os benefícios físicos, psicológicos e emocionais são inegáveis.

Mesmo as crianças hiperativas ou agitadas e até mesmo agressivas podem e realmente se beneficiam dessa convivência (mas nesse caso é necessária toda uma preparação com especialistas da área psicológica e também veterinária)

Um fato é inquestionável: da relação criança – cão só pode resultar uma maravilhosa mistura de amor e muita alegria.

Que saber mais?

Conversar com profissionais?

Contate-nos! 😉

 

Artigos Relacionados

Aprenda a cuidar da sua calopsita

A calopsita é uma das aves favoritas das residências mundo afora para quem deseja ter uma ave. Originária da Austrália, ela é integrante do gênero dos psitacídeos, sendo parente dos papagaios, araras e cacatuas, e pode viver até 25 anos. Considerada muito ativa e superinteligente, a calopsita é uma ave que preza pela liberdade e […]

Pets roedores

Vamos iniciar uma pequena série de matérias sobre PETS ROEDORES. Esperamos que gostem, entendam e curtam! Os roedores são uma ótima opção para os amantes de animais que não contam com grandes espaços para criar e curtir seus pets. Eles interagem e, por isso, para muitos, podem ser mais atraentes que peixes ou pássaros. Esses animais […]

Especial Raças: Gato de Bengala

O gato de Bengala ou Bengal, parece uma oncinha em miniatura! É belíssimo, amoroso, ótima companhia e muito independente. Por tudo isso, vem se tornando um queridinho dos amantes de gatos. A raça se origina dos Estados Unidos e é resultado do cruzamento entre gatos já domesticados e o gato leopardo asiático (que vive em […]

CLÍNICA E PET SHOP

clinica@centralpet.vet.br
(31) 3332.5850
(31) 98303.7285

ESCOLA PET

escola@centralpet.vet.br
(31) 3024.5686
(31) 98304.0194
Rua Pedra Bonita, 899 - Barroca | CEP: 30.431-065 - Belo Horizonte/MG