Clínica, Hotelzinho e PetShop: (31) 3332.5850 (31) 9 8303-7285 | Escola (cursos): (31) 3024.5686 (31) 983040194

Imunologia veterinária: evita e trata doenças

Ultimamente temos escutado muito falar sobre o sistema imunológico, vacinas e práticas para preservar a saúde. As consultas preventivas para evitar e tratar doenças, e a vacinação em dia, é muito importante não apenas para os humanos, mas também para os animais. 

Você sabe o que é imunologia veterinária? 

O que imunologia veterinária?

A imunologia veterinária, diferente do que o nome possa sugerir, não está relacionada apenas com à alergias e ou doenças inflamatórias, na verdade ela é uma área muito ampla na veterinário, que estuda a saúde animal, com aplicação no diagnóstico, prevenção, tratamento, e controle de doenças infecciosas e autoimunes. 

As vacinas fazem parte da imunologia veterinária?

Sim! Essa é um dos objetivos de estudo e aplicação da imunologia veterinária. As estratégias de  formulação de novas vacinas, seus efeitos e aplicação, são fundamentais para controlar várias doenças nos animais, e até mesmo proteger os humanos de serem infectados em alguns casos. 

Como é o sistema imunológico dos animais?

Os componentes da imunidade natural, são presentes antes da exposição ou contato com os microrganismos infecciosos. Já a imunidade adquirida, são os mecanismos de defesa estimulados, ao expor os animais a substâncias até então desconhecidas como, por exemplo, as vacinas.

Ou seja, o sistema imunológico dos animais, é bem semelhante ao dos humanos. Por isso, a descoberta de agentes infecciosos em animais pela imunologia veterinária, é muito importante no tratamento de surtos virais, que podem ocorrer também nos humanos. 

Como funciona a  imunologia veterinária no diagnóstico de doenças?

Além da prevenção, principalmente por meio das vacinas, a imunologia veterinária, atua no diagnóstico de doenças, por meio de exames e ou métodos sorológicos.  Os métodos de laboratório ajudam a identificar vírus, bactérias e parasitas que podem comprometer a saúde animal. 

Quanto mais rápido e preciso esse diagnóstico, maiores chances de cura ou tratamento, o animal terá.

Por isso é muito importante, estar e dia com as consultas e vacinas do seu pet. A Central Pet tem vacina para coronavírus canino e também para a prevenção de outras doenças. Entre em contato e marque um horário. 

Artigos Relacionados

Descubra onde fazer um curso de Auxiliar de Veterinário em BH

Se você é apaixonado por animais e sonha em trabalhar no campo da medicina veterinária, tornar-se um auxiliar de veterinário pode ser o primeiro passo para realizar esse desejo. Um auxiliar veterinário realiza uma variedade de tarefas importantes para garantir o bom funcionamento de uma clínica e o cuidado adequado dos animais. Os auxiliares veterinários […]

Desvendando o mundo do cuidado animal: Curso de Auxiliar Veterinário

Se você tem paixão por animais e está buscando uma carreira no mundo dos cuidados veterinários, o Curso de Auxiliar Veterinário  pode ser o que faltava para alcançar seus objetivos profissionais. Vamos explorar o que torna este curso tão especial e como ele pode abrir portas para uma variedade de oportunidades emocionantes no campo do […]

Como cuidar de uma cobra?

Se você é fascinado por animais exóticos, saiba que cuidar de uma cobra em casa não é tão difícil quanto muita gente imagina. Mas animais silvestres como esse, requerem um ambiente bem controlado e manejo correto. Assim, eles se tornam amigos inseparáveis dos tutores e podem viver por até 30 anos! Isso mesmo: são três […]

CLÍNICA E PET SHOP

clinica@centralpet.vet.br
(31) 3332.5850
(31) 98303.7285

ESCOLA PET

escola@centralpet.vet.br
(31) 3024.5686
(31) 98304.0194
Rua Pedra Bonita, 899 - Barroca | CEP: 30.431-065 - Belo Horizonte/MG