Com a mudança da estação, vêm dias mais secos e mais frios. O inverno traz também alguns problemas típicos do período, que requerem atenção redobrado com com seu pet. Em média, o atendimento de animais em clínicas e hospitais aumenta cerca de 40% nessa época do ano.
Leia com atenção e tente colocar em prática essas dicas para cuidar do seu cachorro no frio.
Essa é uma dos dúvidas recorrentes dos tutores. Para cuidar do cachorro no frio, não se deve “excluir os banhos”. A a higiene precisa ser mantida, para evitar outras doenças como, por exemplo, infecções, fungos, pulgas e outros. Mas em épocas mais frias, exceto em casos no qual o cão é muito peludo ou se suja muito, os banhos podem ser com menor frequência. É essencial usar água quente, e secar bem o pelo. O mais indicado ainda, é optar por petshops, para não correr o risco de errar na temperatura da água e nem na correta secagem.
Os cuidados com o cachorro no frio, devem começar com a prevenção. Dias mais frios, podem mudar o hábito de alguns animal, e consequentemente interferir nos seu sistema imunológico. Por isso, é indicado ir ao veterinário e fazer um check-up, conferir as vacinas e saber como está a nutrição do seu amiguinho.
A maioria das pessoas não sabem, mas a desidratação também acontece em temperaturas mais baixas. Para cuidar do cachorro no frio e evitar problemas renais, é recomendável o uso de alimentos com maior umidade, e de bebidas que incentivam a ingestão do líquido. Com o tempo mais frio, a tendência é que o cão beba menos água, e consequentemente se desidrate.
Comuns e velhas conhecidas das estações mais frias, as doenças respiratórias podem acometer seu cachorro no frio. Os vírus e bactérias, que podem causar problemas como, por exemplo, febre, gripes, e tosses, são mais frequentes em animais que ficam muito tempo expostos ao vento, umidade ou chuva. Por isso, evite essa exposição prolongada principalmente durante a noite.
Observe qualquer mudança na locomoção ou movimentos normais o seu cão. As doenças que afetam as articulações e cartilagens, embora aconteça com maior frequência em animais idosos, nas estações mais frias, também podem ocorrer em animais mais jovens. Para cuidar do cachorro no frio e evitar as doenças articulares, é sempre bom que o pet pratique atividades que fortaleçam sua musculatura, que ele esteja sempre bem aquecido, e também que faça consultas preventivas com o veterinário.
Esperamos que consiga aplicar essas dicas para cuidar bem do cachorro no inverno. Qualquer dúvida, estamos a disposição com a nossa clínica completa, para consultas e exames.
Se você é fascinado por animais exóticos, saiba que cuidar de uma cobra em casa não é tão difícil quanto muita gente imagina. Mas animais silvestres como esse, requerem um ambiente bem controlado e manejo correto. Assim, eles se tornam amigos inseparáveis dos tutores e podem viver por até 30 anos! Isso mesmo: são três […]
O mercado pet é um dos mais lucrativos do país, mesmo em tempos de crise econômica, o setor foi o que apresentou grande índice de crescimento e movimentou milhares de reais. Com tutores cada vez mais exigentes com o cuidado e carinho com seus pets, a tendência de avanço desse mercado tem feito muita gente […]
Para quem não tem tempo, espaço ou apenas gosta de peixes, esses animaizinhos podem trazer vida e amor para a sua casa e encantar toda a sua família! Porém, mesmo sendo menores e mais simples de serem cuidados do que um cachorro ou gato, isso não significa que eles podem ser criados de qualquer jeito. […]