Clínica, Hotelzinho e PetShop: (31) 3332.5850 (31) 9 8303-7285 | Escola (cursos): (31) 3024.5686 (31) 983040194

Vai tirar férias? Veja o passo a passo para viajar com cão

Viajar com o cão é o desejo de muitos donos que não conseguem ficar longe do seu amiguinho. Porém muitos ainda sofrem com essa separação porque não sabem a melhor forma e ou as regras para levar o pet. Pensando nisso, separamos algumas informações e ou dicas para te ajudar nas suas próximas férias. 

Caixas de transporte para viagens

Há aqueles donos que não gostam muito da ideia de “prender’ seu pet mas para viajar com o cão, elas são importantes para o bem-estar, segurança e conforto do pet. Se está planejando tirar férias e levar seu bichinho e ele ainda não é habituado a estar em uma caixa de transporte, primeiro de tudo deve adquirir uma caixa adequada para o tamanho e peso dele, e ir acostumando o animal aos poucos, por meio de incentivos como brinquedos e petiscos.  

Na dúvida sobre como iniciar essa adaptação, consulte o veterinários. Além das caixas, em viagens de carro, você ainda ainda pode optar por viajar com o cão, em uma cadeirinha para cachorro. São assentos destinado ao transporte de animais com até 15kg.

Viajar com o cão de carro

Viajar com o cão de carro é o processo mais simples e menos burocrático. Porém não significa que a segurança pode ser deixada de lado. Mesmo que seu pet tenha o costume de passear com você de carro, uma viagem significa percursos mais longos, ou seja, esteja atento ao bem-estar dele.  Primeiro de tudo, a viagem com o cão de carro só é permitida desde que ele seja transportado em local apropriado.  

Leia também: QUERO PASSEAR COM MEU CACHORRO DE CARRO, TEM PERIGO?

De acordo com a regras de trânsito, os animais de estimação não podem andar soltos no carro. As caixas,  cintos e ou bolsas de transporte são obrigatórios e garantem a segurança do pet e também para o condutor. Além disso é preciso se lembrar de fazer pequenas paradas durante o trajeto, para que o bichinho possa beber água, fazer suas necessidades e caminhe um pouco. 

Viajar de ônibus

A Agência Nacional de Transportes Terrestres, ANTT, tem uma lei que permite viajar com o cão de ônibus. Porém além das regras gerais como, por exemplo, o transporte em uma caixa transportadora, um atestado veterinário comprovando as condições de saúde e as vacinas, algumas companhia rodoviárias possuem normas específicas, e também cada estado possui suas próprias regras.

Então o mais indicado antes de comprar sua passagem, é verificar junto à companhia sobre as condições de transporte de animal. Algumas exigem a compra da passagem do assento ao lado para ser ocupado pelo bichinho, já outras permitem que o pet seja transportado dentro da caixa no colo.  

Check-list ônibus: 

  • O animal precisa ser de pequeno porte, com no máximo 10 quilos, a exceção é apenas para os cães-guia.
  • Para viajar com o cão o dono precisa se responsabilizar de fazer a limpeza e higienização da caixa de transporte em cada ponto de parada. 
  • É preciso apresentar o documento conhecido como Guia de Trânsito Animal (GTA), a carteira de vacinação em dia, e o atestado veterinário que comprove as condições de saúde do animal com validade por no máximo 15 dias.

Viajar de avião

Se o seu maior receio é tentar viajar com o cão de avião, saiba que sim, as regras são mais específicas, mas também a cada dia as companhias estão facilitando mais o processo para alegrias dos donos e dos pets. 

Para viagens nacionais, se atualize sobre as regras junto a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e também com a sua companhia. De forma geral as regras básicas para se viajar com com o cão são: atualização das vacinas, apresentação do atestado veterinário, aviso prévio à companhia aérea antes mesmo de concluir a compra da passagem.

Já a viagem internacional é um pouco mais burocrática. Além das regras da Anac e da companhia, alguns países têm regras próprias sobre receber animais. Por isso é fundamental  se planejar com antecedência para que tudo corra bem. 

Check-list voo nacional:

  • Atestado veterinário, com validade máxima de 10 dias.
  • Comprovante da vacinação antirrábica, com o nome do laboratório produtor, o tipo da vacina e o número da ampola utilizada. 
  • Permissão sobre o local do transporte e a quantidade máxima de animais por vôo de acordo com a empresa aérea. 

Check-list voo internacional:

  • Colocação de um microchip subcutâneo no animal.
  • Realização da sorologia de raiva.
  • Certificado Veterinário Internacional (CVI) válido por no máximo 60 dias .
  • Atestado Sanitário emitido 10 dias antes da emissão do CVI.
  • Carteira de vacinação.
  • Certificado Zoosanitário Internacional (CZI) válido por no máximo 60 dias.
  • Verificar se o bichinho vai no compartimento de carga ou na cabine.

Cuidados com o cão antes da viagem

Além de estar atento as documentações e regras, é preciso também se preocupar com a saúde e bem-estar do animal, principalmente se ele não tem o hábito de percorrer longos trajetos e de ficar muitos dias fora de casa.  

Primeiro de tudo para viajar com o cão, é preciso que ele também tenha uma bagagem. A mala do animal deve conter itens como: guia e coleira, ração, água e comida, toalha, brinquedos, e alguns remédios recomendados pelo veterinário.

No dia da viagem, dê uma alimentação leve e com pelos menos duas horas de antecedência para evitar enjôos. Fique atento a hidratação dele durante todo o processo e em caso de viagens terrestres, faça paradas para as necessidades do animal e também para ativar sua musculatura. Ainda em viagem de carro esteja atento a temperatura, que deve estar agradável porque os animais sentem muito calor.

Cuidados com o cão ao chegar no destino

É preciso ter paciência e carinho ao viajar com o cão porque ele pode apresentar um pouco de dificuldade no início para se adaptar ao novo local. A dica é conversar com seu veterinário sobre a necessidade de medicamentos que ajudem nessa adaptação e também reservar os primeiros dias da viagem para estar mais junto com ele em programas para ele.. 

Monte ainda um espaço “só dele” com todos seus brinquedos, e  faça um passeio por todo o espaço onde ficarão hospedados. Sempre opte por hotel que dispõe de um espaço livre para animais. 

Esperamos que o artigo tenha te ajudado a entender melhor como viajar com o cão. Boa sorte com os preparativos e boa viagem.

Artigos Relacionados

Como cuidar de uma cobra?

Se você é fascinado por animais exóticos, saiba que cuidar de uma cobra em casa não é tão difícil quanto muita gente imagina. Mas animais silvestres como esse, requerem um ambiente bem controlado e manejo correto. Assim, eles se tornam amigos inseparáveis dos tutores e podem viver por até 30 anos! Isso mesmo: são três […]

Qual a melhor maneira de entrar no Mercado Pet?

O mercado pet é um dos mais lucrativos do país, mesmo em tempos de crise econômica, o setor foi o que apresentou grande índice de crescimento e movimentou milhares de reais.  Com tutores cada vez mais exigentes com o cuidado e carinho com seus pets, a tendência de avanço desse mercado tem feito muita gente […]

Deseja ter peixes de estimação? Saiba como proporcionar qualidade de vida para eles no aquário!

Para quem não tem tempo, espaço ou apenas gosta de peixes, esses animaizinhos podem trazer vida e amor para a sua casa e encantar toda a sua família! Porém, mesmo sendo menores e mais simples de serem cuidados do que um cachorro ou gato, isso não significa que eles podem ser criados de qualquer jeito. […]

CLÍNICA E PET SHOP

clinica@centralpet.vet.br
(31) 3332.5850
(31) 98303.7285

ESCOLA PET

escola@centralpet.vet.br
(31) 3024.5686
(31) 98304.0194
Rua Pedra Bonita, 899 - Barroca | CEP: 30.431-065 - Belo Horizonte/MG