Ter uma calopsita é uma ótima opção para aqueles que buscam um pet companheiro. Essa ave geralmente é dócil, desde que criada próxima ao seu dono desde sempre e também é muito dependente.
Em média elas vivem cerca de 25 anos, e como qualquer outro animalzinho de estimação, preciso receber os cuidados apropriados para sua espécie, uma boa alimentação, cuidados de limpeza e higiene e muito carinho.
Recebemos muitas dúvidas de donos, principalmente os novatos com aves, sobre deixar a calopsita voando ou pressa em uma gaiola. Então para ajudar os que também têm essa dúvida, vamos falar abaixo um pouco das duas opções.
Manter a ave na gaiola, talvez requer um pouco menos de presença do dono do que a calopsita voando. Porém o local que a ave irá ficar precisa ser adequado para que a calopsita consiga se movimentar sem apertos e também possa fazer voos curtos. Além disse q higiene deve ser mantida com rigor para prevenir doenças causados por fungos e bactérias.
Há ainda aqueles donos que podem estar mais presentes e por isso desejam criar a calopsita voando. Para tal, o mais indicado é comprá-lo ainda filhote, e estabelecer um contato direto desde cedo para que ela fique mansa e domesticada. Além disso, manter a calopsita voando requer alguns cuidados básicos:
Muitos que optam pela calopsita voando e ou mesmo aqueles que mantém o tempo todo em gaiola, por medo que a ave voe e desapareça, optam pelo corte de asa. E será que isso traz sofrimento ao animal? Em relação a isso não há com o que se preocupar.
Desde que a calopsita seja levado a um veterinário que entenda de aves, não há sofrimento algum. Não há dor porque o que é cortado é apenas a pena, não afetando nenhum músculo ou veia. Porém é preciso respeitar a dinâmica de voo para que não cause nenhum problema, por isso é importante que quem faça o corte seja um profissional qualificado.
Ainda tem dúvidas sobre cuidados com sua ave? Entre em contato, temos veterinário especializado em aves. Acesse nosso site para mais informações.
As aves estão se tornando as queridinhas dos lares por todo o Brasil. Calopsitas, canários e periquitos estão entre os mais buscados por quem deseja ter um pet em casa. Os animais com penas estão em segundo lugar na preferência dos tutores brasileiros (40 milhões), ficando atrás apenas dos cães (55 milhões). É isso mesmo: […]
Todo animal silvestre deve ser levado ao veterinário para receber um check up completo, ser vermifugado e vacinado. Já as aves, por serem pets sensíveis, precisam de cuidados extras para não ficarem doentes. A qualquer sinal de que o seu companheiro de estimação não está bem, a recomendação é levá-lo ao especialista imediatamente para que […]
Os pássaros adoram um bom banho refrescante! Especialmente no verão, esse momento é muito importante para eles. É prazeroso e os deixa bastante felizes. Seja para aliviar o calor ou ficarem limpinhas, as aves sabem - e preferem - tomar banho sozinhas, já que esse é um dos instintos do animal. É importante destacar também […]