Tendências do mercado pet para 2020 - Central Pet
Clínica, Hotelzinho e PetShop: (31) 3332.5850 (31)9 8303-7285 | Escola (cursos): (31) 3024.5686 (31) 983040194

Tendências do mercado pet para 2020

Categoria: Sem categoria Data: 27 de janeiro de 2020
Tendências do mercado pet para 2020

O mercado pet é uma das boas projeções da economia em 2020. Um estudo feito pelo Grupo GS& Gouvêa de Souza, especialista em mercado de varejo e consumo brasileiro, apontou que a área deve faturar cerca de R$ 20 bilhões no próximo ano. 

 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 132 milhões de animais de estimação em lares brasileiro. Por isso é cada vez mais crescente a tendência de novos nichos de produtos e serviços para agradar o dono e também  priorizar a qualidade de vida e bem-estar do animal.

 

Para quem deseja empreender é uma excelente oportunidade de negócio. Com a constante expansão do mercado e as boas expectativas, investir em produtos e serviços para apaixonados por pets é uma boa aposta.

 

Mercado pet em números

 

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) os números do mercado pet também são positivos e em ascensão.  O último relatório divulgado traz informações de 2018 e revelam a crescente expansão da área no Brasil.

 

População de animais no país

No crescimento acumulado de 2013-2018: 3,8% são de Cães; 8,1% são de Gatos;  6,1% são Peixes; 5% de Aves; 5,7% de Répteis e Pequenos Mamíferos. Com média geral de 5,2%.

 

Faturamento por segmento.

2018 por Segmento: 17,7% Pet Vet; 8,4% Pet Care; 73,9% Pet Food. 

 

Faturamento mercado mundial: Em 2018 o Brasil assumiu a 2ª colocação e a china avançou

para a 1ª. O faturamento total em 2018 foi de US$ 124,6 bilhões de dólares, representando 5,2% do total mundial. 

 

Tendências 2020

 

Pet Shop, banho e tosa

Não há mercado pet sem os pets shops e os serviços básicos para os bichinhos, que passam a não ser tão básicos assim. A tendência é que os donos de pets procurem por profissionais e locais que são de fato especialistas em determinados serviços e ou cortes. 

 

E uma crescente nesse segmento é o serviço móvel e ou care. Com a rotina agitado, muitas pessoas não conseguem levar seus animais com a frequência que gostaria nestes serviços. Por isso uma boa oportunidade é oferecer o atendimento doméstico e ou o serviço de buscar e levar o pet. Dessa forma, os clientes humanos não precisam se deslocar até o Pet Shop. 

 

Creche para Pets

No mercado pet a creche veio como uma extensão do hotelzinho. Hoje muitos casais optam por terem filhos de 4 patas, e como bons pais não querem deixá-los sozinhos sem sequer uma hora do dia. Nesse caso a creche para bichos segue a mesma lógica da creche para crianças. 

 

Os donos deixam seus filhos pets quando saem para o trabalho e os buscam quando eles retornam para casa. Se essa é uma tendência que te agrada, a dica é preparar um espaço com ambientes espaçosos, atividades de lazer, adestramento e também contato com outros animais. É muito importante também ter veterinários à disposição. 

 

Dog Walker

Já ouviu falar no dog walker? É uma profissão crescente no mercado pet. Trata-se de um profissional que é especializado e treinado para passear com pets. Nos casos em que  cachorros, gatos e outros animais de estimação precisam de pelo menos uma caminhada diária para saúde, gasto de energia e também lazer mas que os donos infelizmente não tem tempo para esse passeio, é que entram os dog walker. 

 

Muito além de caminhar, esse profissional vai estimulando os animais por meio do enriquecimento ambiental e socialização.

 

Pet Sitter 

Mais uma profissão em ascensão no mercado pet. Semelhante a creche, o pet sitter é requisitado pelos donos que não querem deixar o bichinho sozinho em nenhum momento do dia. A grande diferença aqui é ao contratar uma babá de pet, o pet terá um serviço bem exclusivo com a outra vantagem de ser em seu habitat natural. 

 

O trabalho é o mesmo que uma babá de criança. Quem quiser investir nessa área precisa fazer curso específico e ser bem treinado. 

 

Nutrição para pets

Como vemos nos números do mercado pet mais acima, a parte de food ocupou a maior fatia do faturamento em 2018, e a tendência é que continue sendo uma área com boas oportunidade de negócios e muita procura. Como já mencionado os pets são parte importante da família e por isso os donos querem que seus bichinhos tenham tratamento igual, semelhante  ou melhor do que de um outro membro humano. 

 

A nutrição e alimentação natural para animais de estimação é outra grande aposta para atender um publica cada vez mais exigente e que não vai medir esforços e nem economias para dar o melhor para seu pet. Afinal, a alimentação tem um papel essencial também na qualidade de vida dos animais.

 

Produtos Sustentáveis

A preocupação com a sustentabilidade do planeta também é uma realidade dos donos de pets. Por isso se vai investir no mercado pet e pretende ter um pet shop, uma clínica, hotelzinho e ou algum negócio que oferte produtos e ou serviços para bichos pense em escolhas sustentáveis. 

 

Produtos recicláveis e com a pegada verde são ótimos para tornar sua marca mais conhecida e também trazer mais lucros.  Existe uma diversidade de serviços e itens nesta pegada que podem ser oferecidos para o mercado pet.

 

Não quer perder a chance de estar em um mercado que só cresce? Então se especialize no mundo pet e não perca a oportunidade de bons negócios.  Não sabe por onde começar? Podemos te ajudar.

 

A Central Pet é destinada a você, que quer iniciar uma carreira de sucesso, em um mercado onde há uma carência muito grande de profissionais competentes e certificados, ou tornando-se um empreendedor nesta área, montando sua Clínica de Estética ou sua Pet Shop.

 

Entre em contato e venha conhecer nossa escola. Veja mais informações no nosso site

 

Se gostou do artigo, siga nosso Facebook e Instagram e fique por dentro de dicas e novidades no mundo pet.

 

Compartilhe este post:
Iniciar Conversa
Precisa de ajuda?