Saiba tudo sobre a castração de coelhos! - Central Pet
Clínica, Hotelzinho e PetShop: (31) 3332.5850 (31)9 8303-7285 | Escola (cursos): (31) 3024.5686 (31) 983040194

Saiba tudo sobre a castração de coelhos!

Categoria: Auxiliar de Veterinário Data: 22 de junho de 2021
Saiba tudo sobre a castração de coelhos!

A castração é um procedimento feito em diversas espécies de animais, podendo oferecer diversos benefícios para os animais, por isso, muitos donos de bichinhos investem nesse procedimento já nos primeiros meses de vida do animal.

Neste texto, você entenderá por que a castração de coelhos é um procedimento necessário, bem como seus benefícios, além de entender como funciona o processo de castração e seus principais cuidados.

Por que a castração de coelhos é necessária?

A castração de coelhos é um procedimento importante e necessário por vários motivos. Um deles é que, quando os animais machos atingem a sua maturidade sexual, eles podem ser mostrar territorialistas e agressivos.

Além disso, os coelhos são animais que se estressam muito fácil, não sendo difícil presenciar desmaios por parte dos peludos quando estão muito nervosos. Esse momento de alerta constante para se reproduzir ou marcar território são exemplos de situações que podem causar bastante nervosismo e que pode ser evitado com a castração.

As coelhas fêmeas também sofrem com infecções do útero, além de terem maiores de chances de adquirirem cistos nos ovários e tumores de mama. Como consequência, esses problemas podem ocasionar em cios permanentes ou aumentarem as infecções uterinas.

Além disso, coelhas fêmeas que não são castradas podem começar a fazer xixi por toda a casa, como uma maneira de algum macho sentir o cheiro e começar uma possível procriação. Assim como os machos, elas também podem sofrer com o estresse da situação.

 

Como é feita a castração de coelhos?

O processo de castração dos coelhos varia conforme o gênero do animal. No caso dos machos, a cirurgia busca remover completamente os testículos, que são os locais nos quais os espermatozoides dos animais são armazenados.

A cirurgia de castração em machos pode ser feita por meio de uma incisão ou duas, sendo cada uma para a retirada de um testículo diferente. É normal que, após o procedimento, o saco escrotal do coelho pode inchar após 24 a 48 horas, levando de 7 a 10 dias para que ele diminua.

Já no caso das coelhas fêmeas, são retirados os ovários, ovidutos, cérvix e útero. Para isso, é feita incisão na área do umbigo, depois é feita uma ligação dos vasos sanguíneos que abastecem a região para que os órgãos sejam retirados sem sangramento.

É comum que os coelhos usem os seus dentes incisivos para cortarem a linha da sutura, por isso, é necessário fazer uma segunda linha em um lugar inacessível para os animais, para que não ocorram infecções ou complicações no pós-cirúrgico.

Assim, entendendo qual é a importância de realizar a castração em coelhos, bem como como esse processo em feito nos animais machos e fêmeas, dessa maneira, você poderá entender e se informar mais sobre esse processo tão importante para a qualidade de vida dos nossos peludos!

Você tem coelhos?  Eles são castrados? Deixe sua resposta nos comentários!

 

Tags:
Compartilhe este post:
Iniciar Conversa
Precisa de ajuda?