Prolapso de oviduto: ave com ovo entalado - Central Pet
Clínica, Hotelzinho e PetShop: (31) 3332.5850 (31)9 8303-7285 | Escola (cursos): (31) 3024.5686 (31) 983040194

Prolapso de oviduto: ave com ovo entalado

Categoria: Aves Data: 9 de dezembro de 2019
Prolapso de oviduto: ave com ovo entalado

Sabe o que é prolapso de oviduto? Se não conhece esse termo, então, provavelmente já ouviu sobre ovo entalado em aves. Neste artigo vamos falar sobre as possíveis causas da obstrução da saída do ovo e o que pode ser feito para evitar o problema.

 

O que é oviduto?

 

O oviduto é um canal que integra o sistema reprodutivo da ave pelo qual os ovos passam do ovário para fora do corpo do animal. Chamamos de prolapso de oviduto e ou “ovo entalado”, “ovo virado” ou “ovo atravessado”, quando ocorre a obstrução na postura de um ovo, uma vez que ele percorre o canal e não sai.

 

Porque acontece o ovo entalado?

O prolapso de oviduto ou ovo entalado pode acontecer com qualquer ave. O problema acontece quando o ovo esteja com a formação pouco rígida (“mole”)  e absorve as contrações que a fêmea faz e impedindo sua passagem, e ou quando o ovo pode está com a casca muito calcificada e as contrações não são suficientes para fazer expelir o ovo. 

 

Quais são as principais causas?

As principais causas do ovo entalado são:

  • Genética da ave;
  • Infecções no oviduto;
  • Problemas nutricionais que impedem a perfeita formação do ovo;
  • Estresse
  • Problemas hormonais;
  • Ovos muito grandes e ou com formatos alterados;
  • Obesidade
  • Ave muito jovem e ou com idade avançada;
  • Outros.

 

Como tratar o problema?

Quando notar que aconteceu o prolapso de oviduto o melhor a fazer é procurar ajuda profissional para garantir que sua ave não sofra ainda mais. Em algumas situações, o ovo entalado pode se quebrar dentro do organismo da ave, sendo necessário a retirada por meio de cirurgia.

 

Ao perceber mudanças no comportamento do animal no período da postura como, por exemplo, falta de forças,  arrepios, respiração ofegante e olhos semi abertos, o mais recomendado é procurar o quanto antes um veterinário especializado em aves. Caso o oviduto não seja desobstruído, a ave pode não resistir e morrer. 

 

Na CENTRAL PET você encontra atendimento clínico para aves ornamentais, domésticas, silvestres e exóticas. Entre em contato

 

Se gostou, siga nosso Facebook e Instagram e fique por dentro de dicas e novidades no mundo pet.

Compartilhe este post:
Iniciar Conversa
Precisa de ajuda?