Principais doenças de aves - Central Pet
Clínica, Hotelzinho e PetShop: (31) 3332.5850 (31)9 8303-7285 | Escola (cursos): (31) 3024.5686 (31) 983040194

Principais doenças de aves

Categoria: Aves Data: 20 de janeiro de 2020
Principais doenças de aves

Ter animais domésticos requer cuidados e atenção, com as aves não seria diferente. Primeiro de tudo é preciso manter a higiene dos poleiros, gaiolas e ou locais que os animais passam a maior parte do tempo. É muito importante também evitar o contato com aves silvestres e ainda a correta vacinação contra as principais doenças de aves. Veja abaixo algumas doenças e esteja atento a qualquer sintoma ou comportamento estranho. 

 

Bronquite infecciosa

Um dos tipos mais comuns de doenças de aves são as respiratórias, e a bronquite é uma delas. Causada por um coronavírus que galinhas e frangos, ela causa sibilos, rouquidão, secreção nasal e olhos lacrimejantes. Por seu um vírus a transmissão é por meio do ar e pode ser prevenida com a vacinação.  

 

Cólera

Uma das doenças graves e que infelizmente pode causar a morte súbita de várias espécies de aves é a cólera. Transmitida por uma bactéria altamente contagiosa pode levar o animal  a óbito sem nenhum sinal clínico. Em alguns casos a ave apresenta perda de sede e apetite, prostração, penas arrepiadas, febre e outros sintomas. Além da vacinação, fazer o monitorial laboratorial também é um boa forma de prevenção.

 

Encefalomielite

A encefalomielite aviária causada por um picornavírus também é uma das doenças de aves mais comuns. Ocorre principalmente em filhotes entre uma 1 a 3 semanas de vida. Em os sintomas mais comuns então os tremores, andar vacilante e paralisia progressiva. Infelizmente não há e recomenda-se o sacrifício. 

 

Varíola

A varíola aviária pode se manifestar de forma úmida,  provocando úlceras nas mucosas da garganta, língua e boca, e também na forma seca,  causando crostas e cravos no animal. A transmissão ocorre por meio de mosquitos infectados com o vírus e ou a convivência com animais infectados. Essa também é uma das doenças de aves que somente a vacina consegue prevenir.

 

Hipovitaminose 

A hipovitaminose é uma das tantas doenças de aves nutricionais. A falta de uma alimentação equilibrada traz consequências em muitas espécies de aves. A hipovitaminose é a falta de vitaminas que podem ser corrigidas com uma suplementação alimentar. Ela causa peito seco, penas velhos, feias e arrepiadas, e outros sintomas mais graves dependendo do tipo de nutriente e ou vitamina que a ave apresenta carência. 

 

Prisão de ventre (constipação)

A prisão de ventre também está entre as principais doenças de aves. Sinais como ventre inchado, movimentos bruscos, cloaca inchada e vermelha podem indicar a constipação. O veterinário deve ser consultado, mas na maioria dos casos,  as fezes duras são causadas pela falta de alimentos ricos em fibras na alimentação.

 

Se preocupa com a saúde e bem estar da sua ave? Entre em contato e marque uma consulta com veterinário especialista em aves. Veja mais informações no nosso site

 

Na CENTRAL PET você encontra atendimento clínico para aves ornamentais, domésticas, silvestres e exóticas. Consultas, internações, exames laboratoriais, corte de penas das asas de forma adequada entre outros. 

 

Se gostou do artigo, siga nosso Facebook e Instagram e fique por dentro de dicas e novidades no mundo pet.

Compartilhe este post:
Iniciar Conversa
Precisa de ajuda?