Para que serve o bigode do gato? - Central Pet Belo Horizonte
Clínica, Hotelzinho e PetShop: (31) 3332.5850 (31)9 8303-7285 | Escola (cursos): (31) 3024.5686 (31) 983040194

Para que serve o bigode do gato?

bigode do gato
Categoria: gatos Data: 15 de junho de 2020
Para que serve o bigode do gato?

Os pets são seres lindos e fantásticos, prova disso, é que o bigode do gato, não serve apenas para dar beleza e charme. A verdade é que os bigodes dos felinos, tem funções fantásticas e muito importantes. Descubra abaixo. 

 

Características do bigode do gato

 

O bigode do gato, como chamamos, na verdade tem o nome de vibrissas (órgãos sensoriais/ prolongamento de pelos). E ele, o bigode de gato, não está presente apenas nas laterais do nariz, mas também no queixo e sobrancelhas.

 

Geralmente eles têm entre 8 e 12 bigodes no focinho, podendo chegar entre 16 e 24 em algumas raças. Formados por células sensíveis, o bigode do gato, atua principalmente como um receptor, que o ajuda a perceber os movimentos. 

 

Para que serve?

 

Além de um eficiente receptor ele também tem outras importantes funções para a vida e sobrevivência dos felinos. 

 

  • Perceber espaços: o bigode  funciona como uma espécie de “trena ou régua”, por meio dele, o animal consegue avaliar se aquele local ou espaço é adequado para ele.
  • Prevenção de acidentes: se há algum perigo ou obstáculo ao seu redor, o bigode do gato ao ser tocado, transmite o sinal para que o animal, por exemplo,  não bate em algum móvel.
  • Comunicação: podemos dizer que os cães usam os rabos para se comunicarem, e no caso dos felinos, é usado o bigode. 
  • Ver de perto: os felinos têm dificuldade de enxergar de perto, dificilmente veem algo que esteja a menos de 30 centímetros de distância.  Então o bigode do gato compensar essa limitação.
  • Orientação: o bigode do gato ajuda com que ele se oriente e se movimente em ambientes com pouca luz ou a noite.
  • Identificar vibrações: o bigode o auxilia também a identificar correntes de ar e vibrações. Por exemplo, o felino é capaz de identificar por meio das suas vibrissas, se um outro animal está vivo ou morto.

 

Viu só como o bigode tem funções importantes e vitais para seu bem-estar? Por isso, é importante dizer que seu bigode não deve ser cortado. 

 

Nos chame no WhatsApp e marque uma consulta com nosso veterinário. Ficaremos felizes em atender com todo carinho e amor seu felino.

 

Se gostou do artigo, siga nosso Facebook e Instagram e fique por dentro de dicas e novidades no mundo pet.

Compartilhe este post:
Iniciar Conversa
Precisa de ajuda?