Como cuidar de um gato filhote? - Central Pet Atendimento Veterinário
Clínica, Hotelzinho e PetShop: (31) 3332.5850 (31)9 8303-7285 | Escola (cursos): (31) 3024.5686 (31) 983040194

Como cuidar de um gato filhote?

Central Pet
Categoria: gatos Data: 25 de outubro de 2021
Como cuidar de um gato filhote?

Gatos são pets maravilhosos e fofos. Se você decidiu adotar um gato filhote, alguns cuidados básicos serão importantes para cuidar da vidinha dele. 

 

Se você vai adotar o gato filhote, espere o período de desmame para levá-lo para casa, isso ocorre por volta dos dois meses de vida. Nesse tempo, o bichano precisa da convivência com a mãe e seus irmãos para se desenvolver, além de receber o leite materno que vai fortalecê-lo nessas primeiras semanas de vida. 

 

Os cuidados com o filhote

 

Além de esperar o tempo correto para separar o gato filhote da mãe, você deve se preparar para os cuidados com ele. Por ser um filhote, ele precisará desenvolver algumas habilidades como fazer o xixi e cocô na caixa de areia, se alimentar com ração, entre outras coisas. 

 

E como tutor, você deve deixar o ambiente pronto para a chegada do novo morador. Estabelecendo o local onde ficará a caminha, a alimentação e a caixa de areia. Depois disso, é só ter muita paciência e amor para oferecer ao seu bichinho.

 

A seguir algumas dicas nossas também vou lhe ajudar a viver esse momento. Anote aí:

 

1 – Antes de levar seu gato filhote para casa, levo-o ao veterinário para conferir o estado de saúde geral do gatinho. Assim, você também já sai de lá orientado sobre as vacinas e a vermifugação; 

 

2 – Dê a ele apenas ração para filhotes, pois elas têm, em sua composição, todos os nutrientes que o gato filhote precisa nessa fase. E nada de oferecer leite, a não ser que seja leite de gata, fora isso, não caia na armadilha de dar leite de vaca para os felinos, isso é extremamente prejudicial à saúde deles;

 

3 – Tenha uma caixa de areia para que ele possa fazer as necessidades dele, lembrando de deixá-la em um local diferente de onde ficam a água e a ração. Gatos são muito higiênicos e não gostam dessa proximidade entre a caixa de areia e o comedouro deles;

 

4 – Dê a ele uma caminha, toquinha ou mesmo uma caixa em que ele possa dormir. Eles precisam se sentir seguros e acolhidos na moradia nova;

 

5 – Tenha brinquedos para que o gato filhote possa gastar energia, nessa fase, eles são bastante ativos e precisam de estímulos diários.

 

Agora que você já tem nossas dicas, basta levar seu gato filhote para casa e ter dias mais divertidos na companhia dele.

 

Em nosso site, você encontra produtos e acessórios para seu gato filhote ou adulto. 

Se gostou do artigo, siga nosso Facebook e Instagram e fique por dentro de dicas e novidades no mundo pet.

 

Compartilhe este post:
Iniciar Conversa
Precisa de ajuda?