Aves domésticas: quais podem ser criadas em casa?
Clínica, Hotelzinho e PetShop: (31) 3332.5850 (31)9 8303-7285 | Escola (cursos): (31) 3024.5686 (31) 983040194

Aves domésticas: quais podem ser criadas em casa?

Categoria: Aves Data: 25 de março de 2020
Aves domésticas: quais podem ser criadas em casa?

Pássaros são ótimos pets para quem deseja ter um novo amigo, mas não dispõe de muito espaço. As aves domésticas são cada vez mais populares entre aqueles que amam os animais, além de beleza e carinho, eles alegram e trazem mais vida ao ambiente. 

 

Porém, é preciso ficar atendo em relação às espécies que são permitidas pelas legislação brasileira,dessa forma não terá nenhum problema, e poderá cuidar bem do seu pet. 

 

Aves domésticas: quais podem ser criadas em casa?

Muitos ainda tem dúvidas sobre as espécies de aves domésticas, por isso vamos listar abaixo as principais que podem ser criadas em casa, e viver com conforto, segurança e amor. 

 

Periquito

Uma das aves domésticas bem populares, o periquito é o pássaro mais escolhido na hora de adotar um novo pet, de acordo com pesquisas. E essa popularidade toda faz jus a ave, afinal ela é bonita, inteligente, sociável, e de cuidar.

 

Sua dieta é baseada em frutas e sementes, e é recomendável ter um casal para que não fiquem sozinhos e também não briguem. 

 

Canário

Para aqueles que além de um novo amigo, também buscam belos cantos, o canário é uma das aves domésticas, que vai encantar sua casa. Também é um pássaro muito inteligente, que é capaz de aprender ritmos variados, desde que os ouça algumas vezes.

 

O canário é uma ave tropical, então se você residir em um local muito frio, ele poderá sentir um pouco. Sua alimentação é variada, sendo principalmente feito por rações e alpiste, mas também inclui alguns vegetais.

 

Leia também: Principais doenças de aves

 

Calopsita

Se você busca aves domésticas para trazer mais alegria e animação para seus dias, a calopsito é uma boa opção. Além de lindas, elas encantam pela habilidade de imitar a fala ou sons. Além de cantar, ela também gosta de se divertir, então é recomendado ter brinquedos apropriados pela ela. 

 

Durante o dia você pode deixá-la solta pela casa, desde que tome os cuidados necessários, e levá-la a noite para dormir na gaiola.  Sua dieta, é principalmente de alpiste, ração, frutas e legumes.

 

Cacatua

Também é uma das espécies de aves domésticas muito sociável e divertida. Ela adora cantar, assobiar e até dançar. Dois cuidados especiais com a cacatua, é que se ela ficar muito tempo sozinho, pode acabar ficando deprimida, e também não é recomendado deixá-la o dia inteiro presa na gaiola. Sua alimentação é baseada em frutas,

 

Aves silvestres e exóticas: posso ter em casa?

Diferente das aves domésticas, aquelas que são espécies silvestres e exóticas, para que você as tenha em casa, é necessário uma autorização do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). 

 

Caso tenho interesse nestas aves, recomendamos que entra em contato com a sede mais próxima do IBAMA e se informe. Essa autorização é uma forma de proteger e garantir a segurança dessas aves, que requerem cuidados diferenciados e criadores experientes.

 

Nos chame no WhatsApp e marque uma consulta com nosso veterinário especializado em aves. Ficaremos felizes em atender com todo carinho e amor sua ave.

 

Se gostou do artigo, siga nosso Facebook e Instagram e fique por dentro de dicas e novidades no mundo pet.

Compartilhe este post:
Iniciar Conversa
Precisa de ajuda?